10 coisas para fazer em Santiago | Chile

04 de dezembro de 2015   |   América do Sul, Chile, Santiago

O que fazer em Santiago. Essa era uma das principais perguntas que eu fazia na hora de planejar a viagem a capital do Chile. Chile é uma cidade urbanizada, limpa, organizada e ainda com as cordilheiras ao fundo como espetáculo. Uma combinação que enche os olhos dos visitantes. Como toda cidade, é dividida em regiões (bairros) bem distintos: O Centro ainda conserva um ar histórico, principalmente por sua arquitetura e monopoliza as principais atrações, seguido pelos bairros da Providência (um bairro comercial mas com restaurantes muito bons), El Golf e Vitacura (parte nova da cidade com avenidas amplas e prédios modernos. Lastarria é um dos bairros mais charmosos, cheio de restaurantes onde você consegue caminhar tranquilamente no final do dia. Bellavista também merece uma visita!

Nós ficamos 5 dias em Santiago. As atrações podem ser feitas em dois dias se você acordar cedo. Como eu estava no início da gestação, resolvemos fazer tudo com calma, então levamos quase 3 dias para ver o que queríamos. Depois de bater perna, conhecemos muita coisa na cidade. E super interessantes! Então, fiz uma lista das 10 principais atrações para  conhecerem em uma viagem a Santiago. Claro, vocês poderão selecionar algumas da lista, ou conhecer todas… Mas isso vai do seu critério e afinidade! :)

1) Cerro Santa Lucia

Localizado no bairro Lastarria, é um dos pontos mais altos de Santiago. Há um mirante no topo onde a vista da cidade é sensacional! Além da vista, a arquitetura e a história do local merecem atenção. Nos dias ensolarados, muitos moradores entendem suas toalhas e gastam seu tempo curtindo seu tempo de folga. É fácil de achar, pois o local, ao contrário do que aparece nos mapas, é grande. Dá para chegar a pé ou descendo na parada de metrô Santa Lucia. Não é preciso pagar para visitar, apenas ter folego para subir os inúmeros degraus até o mirante, no topo do morro!

Vista de Santiago a partir do Serro Santa Lucia

Vista de Santiago a partir do Serro Santa Lucia

Endereço: Avenida Libertador General Bernardo O’Higgins, s/nº
Horário de funcionamento: de outubro a março, das 9h às 20h. De abril a setembro, das 9h às 19h

2) Cerro San Cristóbal

Com 880 metros de altura, é o cerro mais alto de Santiago. Está localizado no bairro Bellavista e para subir, você poderá pegar uma das inúmeras trilhas que levam ao topo ou o funicular (uma espécie de trem que sobe/desce o cerro). Se for usar o funicular, há uma taxa. Ele sai do terminal na Calle Pio Nono e a viagem dura dez minutos A vista do topo é linda e você ainda consegue ver as cordilheiras em sua melhor forma (se a visibilidade estiver boa).

Vista do mirando do Cerro San Cristóbal

Vista do mirando do Cerro San Cristóbal

Endereço: Pio Nono, 450, Bellavista
http://www.parquemet.cl
Horário de funcionamento: Funicular: de segunda a terça, das 14h30 às 19h30; quarta a sexta das 12h30 às 19h30; sábado e domingo, das 10h30 às 19h30. Teleférico: de segunda a terça, das 14h30 às 19h30; quarta a sexta, das 12h30 às 19h30; sábado e domingo das 10h30 às 19h30

3) La Chascona

Nada mais é do que a casa-museu de Pablo Neruda na capital. É uma das três casas construídas para Pablo Neruda, escritor chileno ganhador do Nobel de Literatura de 1971. A  visita dura em torno de 40 minutos e conta com a ajuda de um guia de áudio (em português) para acompanhá-lo e auxiliá-lo durante a visita. Fica no bairro Providencia, pertinho do Cerro San Cristóbal.

Endereço: Fernando Márquez de la Plata, 192
http://www.fundacionneruda.org
Horário de funcionamento: março a dezembro: de terça a domingo, das 10h às 18h. Janeiro e Fevereiro: de terça a domingo, das 10h às 19h


Seguro viagem america do sul 468x60

4) Museu de Arte Pré-Colombiana

Um dos museus mais incríveis que já visitei. Está localizado em um prédio datado de 1805 e tem curadoria de arqueólogos experientes.  É um dos mais belos e completos museus do gênero da América do Sul. Abriga mais de 2 mil peças indígenas que habitavam a América antes da chegada de Colombo.

Endereço: Bandera, 361
http://www.precolombino.cl
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h

5) Mercado Central

Está localizado em um prédio datado de 1872 e abriga restaurantes, marisquerias e lojas de artesanatos. É um lugar interessante para conhecer. A Centolla, o caranguejo gigante chileno, você só encontra aqui! É caro mas vale a pena experimentar. Como todo mercado, está sempre uma muvuca! Vá pronto para ser abordado em toda esquina! Se for experimental a Centolla, vá em algum restaurante fora do centro do mercado.

Centolla - Mercado Central - Santiago - Chile

Centolla

Endereço: San Pablo, 96
http://www.mercadocentral.cl
Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 15h

6) Plaza de Armas

Um dos locais mais agitados de Santiago, a Plaza de Armas é considerado om  marco zero do Chile. O Local abriga os principais símbolos arquitetônicos da era colonial, como o Correo Central, a Prefeitura e a Catedral Metropolitana, considerada o principal templo católico do país.

7) Valle Nevado

Um dos maiores centros de esqui de Santiago, fica aproximadamente 60 minutos do centro (30 km de Santiago e 60 km do aeroporto). Você pode contratar um ônibus de excursão ou alugar um carro para chegar. Possuí inúmeras pistas de esqui, snowboard e fica aberto para atividades de aventura entre junho e setembro (as vezes até outubro) – onde há a maior quantidade de neve! Se quiser, há restaurantes ótimos nos hotéis e resorts em anexo ao complexo. Se quiser esquiar ou aprender a esquiar, reserve o dia todo. Se quiser apenas ver a neve ou conhecer o complexo, reserve meio dia. A maioria das operadoras de turismo tem passeios para o Valle Nevado.

Valle Nevado

Valle Nevado

http://www.vallenevado.com/pt/

8) Vinícola Concha y Toro

A vinícola mais famosa da América do Sul, possui duas opções de tours, que devem ser agendados. Você poderá ir por conta ou com uma excursão. Meio dia é suficiente para conhecer toda a propriedade. Na época da vindima (fevereiro e março) é possível conhecer os parreirais repletos de uvas com mais de 100 variedades. Faça o tour mais completo que inclui vinhos e queijos :)

Vinícola Concha y Toro

Degustação de vinhos e quijos na Vinícola Concha y Toro

Endereço: Av. Nueva Tajamar 481, Torre Norte, P 15, Las Condes
http://www.conchaytoro.com

9) Costanera Center

Um shopping super novo anexo a Torre Costanera, a mais alta de Santiago, com 62 andares e 300 metros de altura (a vista é completa de Santiago e dos Andes). O shopping é igual a qualquer outro no Brasil, o que realmente vale a pena é visitar a Torre Costenera para uma vista incrível de Santiago e das cordilheiras.  Se a visita for no final do dia, você conseguirá ver Santiago durante o dia e depois a noite, com as luzes :)

Torre Costenera

Vista da Torre Costenera

Endereço: Avenida Andrés Bello 2425, Providencia.
http://www.costaneracenter.cl

10) Caminhar pelos parques anexos ao Museu Nacional de Belas Artes e ao Museu de Arte Contemporânea

Um dos programas que mais gostei de fazer pela cidade. Os parques são lindos, principalmente no outono e na primavera. Depois de caminhar, visite os dois museus em anexo e aconheça algumas obras de arte dos principais nomes da arte do Chile.

Museu Nacional de Belas Artes

Museu Nacional de Belas Artes

Endereço: Paque Forestal S/N, Santiago, Región Metropolitana

Dicas extras:

  • Vá caminhar pelo bairro Lastarria. Bairro calmo e repleto de restaurantes. No final do dia o ambiente fica ainda melhor! Aproveite para jantar por lá :)
  • Outro bairro que vale a visita é o Bellavista. Com inúmeros restaurantes, você pode caminhar tranquilamente e ainda pode escolher em que lugar e que tipo de comida você quer!
  • Mall Parque Arauco é um shopping bem interessante de conhecer! Se tiver tempo livre, vá! :)

Mais sobre o Chile:

Facilite sua viagem:

Por
Clarissa
Compartilhe este post
Deixe um Comentário
1 Comentário
  1. Dani   -   em 14 de abril de 2016 12:15

    Ótimas dicas! Anotei todas!
    Obrigada por compartilhar!!!!

Deixe seu Comentário