Mundo Gelado: Um pedaço do Polo Sul em Canela

12 de Fevereiro de 2013   |   América do Sul, Brasil, Canela, Destaques, Rio Grande do Sul, Serra Gaúcha

Nessa viagem à Serra Gaúcha descobrimos o Mundo Gelado meio ao acaso –  estávamos indo ao Teleférico em Canela quando observamos uma casa toda branquinha, em forma de cubinhos de gelo, com um letreiro indicando a temperatura interna: -10 graus!!! É claro que ficamos super curiosos para experimentar essa nova atração que prometia mimetizar o clima do Polo Sul em Canela.

Mundo Gelado - Canela

Logo no início do passeio fomos convidados a usar jaquetas e luvas especiais para o frio (cedidas pelo lugar) e a assistir um pequeno filme sobre a história do parque (com duração de 4 min). O personagem do parque se chama Floc – uma mistura de castor, esquilo e urso polar que cavou um buraco do Polo Sul até Canela e montou seu lar dentro de uma casa antiga.

Mundo Gelado - Canela

A temperatura interna estava em -16 graus Celsius no dia da visita e, segundo o guia, foi a temperatura mais baixa desde sua inauguração. Somos acompanhados por um guia toda a visita, dando informações sobre as esculturas de gelo cristal feitas pelo personagem Floc que, aliás, é o queridinho das crianças que visitam o parque :). Há inúmeras esculturas de monumentos como a Torre Eiffel, o Cristo Redentor, as esfinges egípsias e alguns móveis como sofá, cama e até um vaso sanitário!

O interessante é que o parque conta com uma unidade de resfriamento que simula o ambiente polar, com temperatura e umidade controladas. O gelo cristal é produzido no próprio local com o cuidado de se evitar desperdício e com reaproveitamento de parte da água descartada pelo sistema. Um bloco deste tipo de gelo pode levar até 7 dias para derreter em temperatura ambiente, pois é pobre em minerais e nitrogênio.

Mundo Gelado - Canela

O Parque foi inaugurado em novembro de 2012. O passeio dura aproximadamente 15 minutos ou o tempo que o visitante aguentar :). Atualmente é considerado o primeiro parque temático de gelo da América Latina e recebe visitantes de todos os cantos do Brasil. Ah, recomendo ir de calçado fechado e calças, pois passamos muitoooo frio pois o casado não tapava toda a perna.

Mundo Gelado - Canela

A história do Floc é levada tão a sério que há até uma fenda no chão por onde o mascote entrou, atualmente lacrada pelo Ministério da Defesa do Brasil, e jornais da época distribuídos aos visitantes falando sobre os achados!Mundo Gelado - Canela

Como todo bom passeio, ao final há uma loja de souvenirs e guloseimas – o mais vendido é o alfajor de menta que deixa uma sensação refrescante :). Além de ser super gostoso!

Mundo Gelado - Canela

Mundo Gelado

Estrada do Caracol, 3915 (ao lado do Castelinho do Caracol)

Aberto diariamente das 9h ás 18h

Somente crianças com mais de 1,15m

Valor: R$25

(54) 32783085

http://www.parquemundogelado.com.br/

Por
Clarissa
Compartilhe este post
Deixe um Comentário
11 Comentários
  1. Pedro Jeancleber   -   em 12 de Fevereiro de 2013 21:42

    Quando estávamos indo ao Parque do Caracol realmente vimos a casa, tiramos uma foto na frente dela, porém o valor da entrada é bem salgado. Achamos que não valeria a pena, pelo alto valor do ingresso. Acho que está incompatível com a atração. Ainda bem que vocês foram e mostraram direitinho o que tem lá. Parabéns a equipe do blog. A cascata do Caracol é bem mais empolgante e só custa R$ 6,00.

    • Omar J. Cassol Jr.   -   em 12 de Fevereiro de 2013 21:48

      Olá Pedro. Realmente, achamos o preço um pouco caro no início, mas resolvemos arriscar. A estrutura montada acredito ser a responsável pelo preço mais salgado, além do gasto de manutenção. Acredito que com o maior fluxo de pessoas o preço deva diminuir. Abc, Omar

  2. Bruna   -   em 12 de Fevereiro de 2013 22:24

    Oi Clarissa,

    Não sabia q existia uma coisa dessas em Canela.. Adorei!!

    Em Londres e em Oslo qdo fui no Bar de Gelo, a temperatura interna era de 5 graus e eu quase congelei (isso q eu tava com roupa de inverno embaixo da capa termica)… Mas -16 graus deve ser de congelar os ossos, literalmente!

    To com muita vontade de voltar a Gramado e Canela! Espero q seja logo! :)

  3. Mariane Barbosa   -   em 12 de Fevereiro de 2013 22:27

    Adorei!!! Quero e preciso conhecer essa nova atração :)

  4. Marilia   -   em 14 de Fevereiro de 2013 16:52

    O RS é pródigo em coisas inusitadas!
    =)

  5. samuel soares de lima   -   em 16 de Fevereiro de 2013 23:12

    certamente o rio grande do sul é o estado mais lindo do mundo!! amo este estado sua gente seus costumes suas paisagens!! gramado e simplesmente…lindo!!!

  6. elvio funck   -   em 22 de Fevereiro de 2013 10:03

    Fernanda, vamos te visitar um dia

  7. […] A Clarissa do Viagem e Viagens já deu uma passada por lá. Confira a experiência dela no Mundo Gelado. […]

  8. Daniela   -   em 03 de Março de 2013 23:18

    Estivemos hoje lá e só me arrependi de não ter ido de calçado fechado, pois meus dedos dos pés doíam bastante do frio. A temperatura estava em -13 graus.
    A casa é pequenas e tem poucas esculturas de gelo (acredito que por ser ainda recente) mas mesmo assim gostei do passeio, acho que valeu a pena.

  9. Flávia Peixoto   -   em 14 de setembro de 2013 11:14

    oieeeee menina.. procurando informações sobre o Mundo Gelado achei seu post e adorei.. não lembrava que vc tinha ido. Na época que foi não existia e queria saber se valia a pena.. estou indo no dia das crianças com as meninas pra a Serra Gaúcha.. foco total nelas.. e seu post ajudou a convencer a ir! beijos

  10. […] Na busca por atrações para as meninas mas que eu ainda não conhecia na região, me deparei com o  post da Clarissa que me deixou mais animada ainda para […]

Deixe seu Comentário