Temporada de Observação de Baleias Franca em Florianópolis

08 de setembro de 2012   |   Brasil, Destaques, Florianópolis, Santa Catarina

Depois de alguns dias na ilha bastante chuvosos, o sol resolveu aparecer e não deu outra… Nossa abstinência de praia teria chego ao fim. Foi nessa manhã ensolarada que partimos para o sul da ilha quando no trajeto para o Morro das Pedras fomos surpreendidos por uma experiência única: a presença de uma baleia franca se movimentando no mar! O surf teria que esperar porque não houve dúvidas de que a parada no mirante seria obrigatória e que precisaríamos permanecer ali um tempo suficiente para desfrutarmos desse presente. O mirante estava lotado de observadores, alguns já acostumados com as “visitas ilustres” e outros maravilhados por vivenciar essa experiência que só foi adquirindo mais entusiasmo quando fomos avistando outra, e mais outra e outra (4 baleias adultas acompanhadas de seus filhotes no Morro das Pedras e 1 baleia adulta e seu filhote na Praia do Campeche).

Morro das Pedras – Praia do Campeche

A pressa não estava nos nossos planos e mesmo se estivesse não teria finalidade, já que a observação da baleia Franca é algo que requer tempo para esperar seus movimentos, seus esguiços (ato de expelir o ar aquecido na respiração com o acúmulo de água no seu orífio respiratório) e suas manifestações acima da água. Nessa epóca do ano (inverno), elas costumam migrar para o litoral catarinente para acasalamento, parição (ato de parir) e amamentação dos filhotes nascidos no ano seguinte à fecundação. Segundo reportagem do Diário Catarinense do dia 12/08:

“A primeira leva foi avistada no dia 26 de Julho: 62 baleias Franca. Nesta sexta, outras 41 foram observadas. Com isso, os sobrevoos de monitoramento, realizados no mês de Julho desde 2002, bateu o recorde que era de 2009; quando 61 animais foram avistados.”

A temporada de observação das baleias Franca no litoral catarinense é entre a segunda quinzena de Agosto e primeira quinzena de Outubro. Para maiores informações acesse o site: http://www.baleiafranca.org.br/

Encontrei um vídeo no youtube das baleias saltando. Infelizmente, eu não consegui ver pessoalmente, mas vou continuar tentando até o fim da temporada de 2012. Senão, aguardar o ano que vem!

                             

Como chegar Morro das Pedras:

BR 101 – Ponte (Sentido Sul da Ilha/Praias do Sul/Aeroporto) – Praia do Campeche – Casa de Retiro Vila Fátima – Morro das Pedras.

Opção de Hospedagem:

– Morro das Pedras Praia Hotel

Site: http://www.morrodaspedras.com/

Por
Mariane Barbosa
Compartilhe este post
Deixe um Comentário
2 Comentários
  1. Luana Meneguetti   -   em 20 de setembro de 2012 12:09

    Mari, adorei a matéria!!! Parabéns!!!
    Bjosssssssssssss

  2. Isabela Minatel Bassi   -   em 18 de dezembro de 2012 22:46

    Showww!! Ainda vejo isso!
    Parabéns, Mariane!

Deixe seu Comentário