Florianópolis: Opção de passeio na terra e no mar

09 de outubro de 2012   |   Brasil, Florianópolis, Passeios, Santa Catarina

Muitos não veem a hora de chegar o feriado prolongado para curtir um lugar maravilhoso ou simplesmente descansar. Pensar em Floripa é fácil… Um dos destinos mais requisitados pelos brasileiros para aproveitar esses dias longe da rotina de trabalho e a correria do dia-a-dia! Vamos falar sério… O calendário desse último trimestre do ano está propício para isso né? Delícia!!! Pensando nisso, hoje vou compartilhar com vocês duas opções de passeios, com empresas e meios de transportes diferentes que eu e meu esposo fizemos e achamos válido explorar a ilha pelo aspecto totalmente turístico.

FLORIPA BY BUS

É um passeio terrestre feito em ônibus “Open Top Bus” realizado pela empresa Floripa by Bus, a qual conta com uma infra-estrutura e atendimento impecável assim como sua prestação de  serviço. A mesma conta com quatro opções de roteiros em diferentes dias e horários, sendo o acesso ao site http://www.floripabybus.com.br ou o contato pelos telefones ((48)32398966/(48)88015904) o mais recomendado para que você possa receber maiores informações quanto aos roteiros, horários, valores e/ou esclarecer algumas dúvidas.

Nós optamos pelo roteiro Centro-Sul que teve uma duração de 3:30 hs tendo uma visão panorâmica dos principais pontos turísticos (Av. Beira Mar Norte, Ponte Hercílio Luz, Mercado Público Municipal, Antiga Alfândega, Praça XV de Novembro, Forte Santa Bárbara, Teatro Alvaro de Carvalho, Catedral Metropolitana Nossa Senhora do Desterro, Túnel Antonieta de Barros e Baía Sul) até a chegada no sul da ilha  com um breve relato da história e o que hoje os mesmos representam para a cidade. Também,  apreciamos a vista da Ilha do Campeche (acesso somente por barco), Morro das Pedras até nossa parada na Praia da Armação. Nessa, tivemos 40 minutos para conhecer a Igreja Sant’Anna e fazer uma trilhazinha (Fácil e Leve) para avistarmos a Praia do Matadeiro.

Pontos Positivos:

– A Guia. Ela tem muito conhecimento sobre a Ilha de Santa Catarina e não se cansa de passar essas informações durante o passeio de uma forma animada e descontraída.

– No ônibus só tocou música de compositores locais enriquecendo o aspecto cultural do passeio.

– Ônibus novo e super limpo.

Pontos Negativos:

– Ter somente uma visão panorâmica de alguns dos lugares mais bonitos de Florianópolis (Praia do Campeche/Ilha do Campeche e o Morro das Pedras/Mirante).

– Ter uma única parada, sendo esta já no final do percurso.

SCUNA SUL

É um passeio marítimo que conta com várias opções de embarcações realizadas pela empresa Scuna Sul com duas opções de saídas para os passeios: Centro ou Praia de Canasvieiras. Através do site http://www.scunasul.com.br/ você pode conhecer os roteiros, as embarcações, horários e valores.

Nós optamos pelo roteiro Centro – Passeio Dia da Fantasia que tem uma duração de aproximadamente 6 hs, no qual podemos durante a navegação ter uma vista panorâmica da Cidade, Forte de Santana, da Ilha de Guararazes e Baía dos Golfinhos (É comum ver golfinhos, mas no nosso passeio eles resolveram não aparecer). Há três paradas para visitação: Forte de Ratones Grande/Fortaleza de Santo Antônio, Ilha de Anhatomirim/Fortaleza de Santa Cruz e Armação da Piedade (Almoço e banho de mar).

Pontos Positivos:

– Para aqueles que não possuem seu próprio barco é a única forma de poder conhecer as ilhas.

Pontos Negativos:

– Não recebemos nenhuma informação dos lugares pelos quais passavámos e os funcionários da empresa não se preocuparam em dar nenhuma explicação. O passeio ficou cansativo por não ter nenhum entretenimento durante a navegação (70% do passeio é de navegação). Na hora do desembarque da embarcação do pirata fiquei super arrependida de não ter ido com eles… Muita música e o pessoal super animado!!!

– A empresa recomenda o restaurante O Porto para almoço com buffet livre. Eu achei a comida muito fraca pelo valor e me arrependi de não ter ido no restaurante ao lado para conhecer suas opções.

 

RECOMENDAÇÕES:

– Levar Protetor Solar, Óculos de sol e um chapéu/boné.

– Levar máquina fotográfica.

– Levar toalha.

– Levar dinheiro para o almoço, bebidas e taxa de visitação das ilhas.

Por
Mariane Barbosa
Compartilhe este post
Deixe um Comentário
7 Comentários
  1. PAULA BRUM   -   em 09 de outubro de 2012 10:43

    Sou uma apaixonada por Floripa, meu roteiro anual imutável… afinal, qual bom gaúcho não enfrenta a 101 sorrindo, não é mesmo? Uma paradinha para almoço em Laguna, que ninguém é de ferro e Floripa é o destino! Já fiz o passeio de Barco e vale muito a pena, especialmente a Fortaleza… No Barco, só diversão… Abraços e parabéns pelo post.
    Paula do Mochilinha Gaucha

  2. André Luis Gasoaroti   -   em 09 de outubro de 2012 11:23

    Curti bastante o texto, o passeio de barco na minha opioniao fecha senpre com chave de ouro por ter um contato maior com a natureza e tambem por ser umas das minhas paixoes a navegação e o mar, a proxima queremos fazer o barco do pirata que parece ser mais animado. Bjos

  3. Ana Paula   -   em 09 de outubro de 2012 14:24

    Pra variar amei! Vamos ter que fazer uma excursão com as meninas pra vc nos apresentar toda essa maravilha!! bjo

  4. Mirian Yamaguchi   -   em 09 de outubro de 2012 23:03

    Adoro Floripa!! É tudo de bom… gostei de saber que agora tem o ônibus para turistas, estilo “Sightseeing”…
    Gostei também das dicas sobre as escunas, mas acho que optaria pela empresa que oferece o passeio mais “monótono”… prefiro paz e sossego…rsrsrsrs… tem gosto prá tudo, né? Obrigada pelas dicas!

  5. Solidworks   -   em 11 de outubro de 2012 11:42

    Sou fã do Sul! Dá até tristeza, feriado prolongado e eu nem vou viajar, não acho nem que dê para sair de casa :(
    Quem dera se eu pudesse visitar Florianópolis, além de descansar, ia conhecer um dos lugares que mais tenho vontade de ir. indas fotos, paisagens maravilhosas.
    Essa primeira empresa chamou bem mais atenção do que a segunda.
    Durante o passeio vocês só ficam no ônibus, o tempo todo?
    Poxa, que pena que os golfinhos sumiram quando vocês foram.
    :(
    Como assim embarcação do pirata? Não entendi, hehe

    Excelente post, como sempre!

    • Mariane Barbosa   -   em 14 de outubro de 2012 20:56

      Solidworks,
      Vale a pena uma visita sua a Florianópolis… Mts lugares bacanas e lindos para serem explorados! Acompanha as dicas do blog para em uma oportunidade de vc vir para cá curtir mto :)
      No passeio de ônibus só há uma parada na Praia da Armação de 40 minutos que você pode tomar um banho de mar, tomar uma cerveja na beira da praia em um restaurante que tem por lá ou simplesmente caminhar para apreciar as paisagens lindas!!! O resto do passeio é todo dentro do ônibus (tem assentos na parte interna e assentos em um espaço em cima do ônibus que é aberto).
      Ambos os passeios são bacanas… Tdo depende da sua preferência! O passeio de ônibus é possível fazer o trajeto todo em carro com bastante calma e parando em vários locais bacanas!!! Enquanto o de barco ou você vai pela empresa scuna sul ou aluga uma lancha porque é o único acesso as ilhas :) Essa empresa apresenta vários tipos de embarcações (no site você consegue visualizar as fotos de cada uma delas e todas as informações). O barco do pirata é super animado… Tem um rapaz fantasiado que anima toda a tripulação durante todo o percurso do passeio com mta música, dança e brincadeiras!!! Qualquer dúvida estou a disposição para maiores esclarecimentos. Att, Mariane

  6. Paula PS   -   em 12 de outubro de 2012 12:34

    Mari, arrasou novamente!!! parabéns pelo texto e riqueza de detalhes. bjooo

Deixe seu Comentário