Fortaleza de Santa Catarina | João Pessoa

21 de agosto de 2011   |   Brasil, João Pessoa, Paraíba
Não deixe de visitar a Fortaleza de Santa Catarina quando estiver em João Pessoa. É um monumento que faz parte da história da cidade. Reserve um tempinho entre uma praia e outra e vá ;)
Entrada da Fortaleza de Santa Catarina
A Fortaleza de Santa Catarina foi construída em meados de 1589 para impedir invasões estrangeiras na região.
Em 1597, aconteceu a primeira investida francesa e em 1621 a primeira investida holandesa. Tanto os franceses quanto os holandeses foram derrotados. Em 1634 os holandeses atacam o forte pela segunda vez. Desta vez, os holandeses venceram. Mas, em 1652, cai o domínio holandês no nordeste brasileiro e o forte é recuperado pelos portugueses.
Entretanto, há uma lacuna na história, já que relatos apontam que em 1874 o forte encontrava-se abandonado e em ruínas.
Em 1938, o forte é tombado pelo SPHAN e registrado no Livro das Belas Artes. Mas, em 1990, depois de passar por várias restaurações, é novamente abandonado, em consequência da Reforma Administrativa Federal. Em 1991, a Associação Artístico-Cultural de Cabedelo e passa a manter a Fortaleza de Santa Catarina criando a Fundação Fortaleza de Santa Catarina.
Hoje, a Fortaleza de Santa Catarina é mantida somente pela Fundação Fortaleza de Santa Catarina.. Há muitos guias disponíveis no local para te acompanhar na visita. Nós contratamos um e foi fantástico! Não há preço fixo, você pega quanto acha que vale. Eu recomento! ;)

Visitá-la é conhecer um pouco da história de João Pessoa ;)

Quer saber mais dicas sobre João Pessoa? Clique aqui e se apaixone pela cidade!
Por
Clarissa
Compartilhe este post
Deixe um Comentário
1 Comentário
  1. Paulo   -   em 21 de agosto de 2011 20:09

    Valeu pelas dicas, vão ser muito uteis.

Deixe seu Comentário