13 Feb

Tiradentes: a cidade que encanta em cada esquina

 Quando se trata de uma das mais queridinhas cidades históricas dos mineiros e de turistas do mundo inteiro, não precisa ser fotógrafo profissional para registrar belíssimos ângulos e paisagens, e nem precisa gostar de andar para querer percorrer cada ruazinha que mais parece ser de uma cidade de bonecas. É isso que Tiradentes é: encantadora, romântica, colorida e gostosa.

Uma das principais ruas de Tiradentes, com a Matriz de Santo Antônio ao fundo

Tendo sempre como plano de fundo alguma parte da Serra São José, que é iluminada pelo sol logo pela manhã, Tiradentes é embalada por barulhos bem típicos de uma cidade de interior: os passos de pessoas nas pedras que forram as ruas da cidade, charretes levando turistas que preferem fazer o passeio de forma mais retrô e romântica, burburinhos de conversas entre moradores ou grupos de turistas e até mesmo músicas ao vivo, que costumam ser cantaroladas nos bares que se encontram por toda a cidade. O fato é que Tiradentes é um convite ao passeio, à deliciosa gastronomia mineira, às compras de artesanatos, às belas paisagens e às inúmeras igrejas históricas e museus espalhados pela cidade.

Ruazinhas tranquilas de Tiradentes

Serra de São José sempre como plano de fundo das paisagens da cidade

Charretes prontas para os passeios com turistas

Rua tomada por turistas

O turista não terá problemas para encontrar bares, restaurantes e lojas com bom atendimento e refeições saborosas, mas ainda assim seguem algumas dicas para quem gosta de já chegar ao destino com tudo planejado: para aqueles que querem experimentar doces mineiros típicos feitos de forma caseira em tachos, a dica é visitar a loja do Chico Doceiro, localizada na Rua Francisco de Morais, número 74. Os doces são deliciosos e preparados às vistas dos clientes, à moda antiga, o que deixa a visita ainda mais interessante. São doces de abóbora, de leite, de canudos com doce de leite, cocadas, cajuzinhos, brigadeiros e muitos outros mais, todos muito saborosos. Existem lojas maiores, com a venda de potinhos de doces e outras guloseimas, mas o Chico Doceiro é um caso a parte para quem quer algo bem caseiro e feito na hora.

Placa da loja do Chico Doceiro, famoso em Tiradentes

Outra loja de doces com muitos produtos mineiros

Para quem quer almoçar uma típica comida mineira, basta escolher um dos restaurantes próximos ao Largo das Forras, a principal Praça de Tiradentes – que é inclusive de onde partem as charretes para passeios. Por ali se encontram os mais variados restaurantes com música ao vivo e varandinhas charmosas. Mas também encontramos muitos outros restaurantes pelas ruazinhas de Tiradentes. Uma dica para quem quer um ótimo custo x benefício é o Delícias Restaurante, localizado bem próximo da rodoviária da cidade. As mesas ficam em uma varanda com plantas, que tornam o ambiente muito agradável. A comida mineira e o preço também foram aprovados.

 

Cartão do Delícias Restaurante

Varanda do Delícias Restaurante

Um dos restaurantes localizados próximo ao Largo das Forras, que servem almoços, jantares e petiscos

Vista do restaurante. A construção amarela em frente é a rodoviária da cidade

Para o jantar, são também inúmeras as opções que oferecem um ambiente romântico e acolhedor para uma noite a dois ou com amigos e familiares. Tem para todos os gostos, com música ao vivo ou apenas com som ambiente, à luz de velas, com mesas nas calçadas, ao ar livre, italianos ou que servem comida mineira, os especializados em petiscos, dentre outros. A dica para o jantar é o Piú Sapore Pizzeria, que possui uma ótima localização – fica uma rua atrás do Largo das Forras, bem no centro de Tiradentes – e um espaço muito agradável. Possui mesas em um espaço interno e também no externo, e é climatizado com velas. As pizzas, lasanhas e massas são bem gostosas e bem servidas, e o atendimento é bom. O preço é um pouco apimentado, mas vale à pena.

Entrada do restaurante Piú Sapore

Ambiente do Piú Sapore

Adoramos o ambiente e a massa do Piú Sapore

No que diz respeito a passeios, a sugestão é andar pelas ruas sem pressa, apreciando a arquitetura das casas e igrejas. Os detalhes das cidades históricas mineiras são de encher os olhos. Tudo chama atenção, como as casas simples e bem cuidadas, as ruas floridas, uma senhora debruçada na janela de sua casa observando o movimento dos turistas, uma igreja com seu cemitério ao lado, o soar dos sinos que chama a população para as missas, e tantas outras peculiaridades que compõem uma típica cidade de interior. É interessante também ir até a Estação Ferroviária de Tiradentes e esperar a Maria Fumaça chegar com os turistas. Quando todos desembarcam, funcionários realizam a virada da cabine da locomotiva, para que ela possa retornar para a cidade de São João Del Rey, e esse trabalho é feito manualmente. São muitas as pessoas que param para ver e filmar esse momento, pois é realmente muito interessante a forma como é feito.

Largo das Forras, principal Praça de Tiradentes

Detalhes das ruas de Tiradentes

Tiradentes à noite

Moradora local muito simpática que estava em frente à sua casa e bateu um papo conosco

Tiradentes também maravilhosa à noite

Detalhes das lojas

Detalhes

Detalhes

Detalhes das casas e das ruas floridas

Tiradentes muito linda! Matriz de Santo Antônio ao fundo

Becos de Tiradentes

Outra dica é acompanhar o fim da tarde do alto da colina onde fica localizada a Capela de São Francisco de Paula. De lá se tem uma vista deslumbrante da cidade, com a Matriz de Santo Antônio – principal cartão postal da cidade – ao fundo. O pôr-do-sol também é muito bonito visto de lá de cima. É legal também prestar atenção no apito da Maria Fumaça quando chega e parte de Tiradentes e que pode ser ouvido de longe, dando um clima ainda maior de cidade de interior de Minas Gerais. A colina e a igreja ficam localizadas no Largo de São Francisco (Rua Nicolau Panzera), no Centro.

Capela de São Francisco de Paula, no alto da colina

Vista da cidade e da Matriz de Santo Antônio do alto da colina, no fim da tarde

Muita tranqüilidade no fim de tarde no alto da colina

Há ainda uma rua bonita e florida, com casas coloridas e de estilo barroco, que quase não é visitada por turistas. Trata-se da Rua Santíssima Trindade. Ao visitar a Matriz de Santo Antônio – que também merece ser apreciada sem pressa pela sua beleza e imponência – e após observar sua bela vista das ruas que a cercam, saia pela sua lateral esquerda e suba a rua. Ao chegar a uma bifurcação, seguir pela direita. Bastam alguns minutinhos andando para já chegar a essa linda rua e, ao final dela, tem uma igreja com vista para a Serra São José.

Cemitério ao lado da Matriz de Santo Antônio

Matriz de Santo Antônio vista por trás

Rua Santíssima Trindade, linda e florida

Rua perpendicular à Rua Santíssima Trindade

Detalhes da Rua Santíssima Trindade

Igreja linda no final da Rua Santíssima Trindade

Outro cartão postal de Tiradentes é o Chafariz de São José, localizado no Largo do Chafariz, Centro da cidade, composto por elementos tipicamente barrocos. Além da beleza, ele oferece aos turistas água pura da Serra de São José. Vale uma visita.

Chafariz de São José. Além de muito bonito, mata a sede dos turistas

Para um melhor aproveitamento da cidade, alguns pontos são relevantes, como utilizar calçados confortáveis para passeios, devido às pedras que compõem as ruas. É interessante também andar sempre com uma garrafinha de água e protetor solar. É bom saber ainda que as igrejas e museus cobram uma taxa de conservação. Para maiores informações e outras dicas, basta visitar a página de Tiradentes na internet: http://www.tiradentes.net/index.htm

As andanças pela cidade exigem calçados confortáveis e muita hidratação

Uma dica importante: Tiradentes é uma cidade turística que fica especialmente lotada em três épocas do ano: na Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece sempre em Janeiro; no mês de Julho, que é quando coincide o tempo frio – o que dá um charme ainda maior à cidade – com as férias de muita gente; e também no Festival Gastronômico de Tiradentes, que é quando turistas de várias partes do Brasil e do mundo se reúnem para degustar as delícias preparadas pelos chefs dos restaurantes da cidade e de fora. Esse festival ocorrerá, em 2017, entre os dias 25/08 e 03/09. Sendo assim, é interessante que quem estiver interessado em visitar Tiradentes especificamente nessas épocas, reserve, o quanto antes, pousadas e restaurantes, pois pode ser que tenham dificuldade de achar, caso contrário.

Para quem quiser passear de Maria Fumaça e, de quebra, conhecer mais uma cidade histórica mineira, no caso São João Del Rei, o trajeto dura em torno de 30 minutos e possui vistas deslumbrantes do interior de Minas Gerais. Para maiores informações sobre preços e horários, acesse: http://www.tiradentes.net/home.php?valor=Maria&tipo_pag=maria

Turistas encantados com a chegada da Maria Fumaça

Maria Fumaça

Virada da cabine da Locomotiva

Venham a Tiradentes e apaixonem-se por uma das cidades mais queridas dos mineiros!

Fotos: Tiago Morais

Mais sobre Minas Gerais

Facilite sua viagem

Categorias: Brasil, Minas Gerais, Tiradentes