Mercado Central: um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte

10 de janeiro de 2017   |   Belo Horizonte, Brasil, Minas Gerais

Um dos corredores do Mercado Central em Belo Horizonte

Ele fica localizado no centro da cidade de Belo Horizonte e também no coração dos mineiros. O xodó dos belo-horizontinos, o lugar que é uma extensão da casa de muita gente, onde se encontra de tudo, inclusive os amigos para uma boa prosa.

Um dos bares do Mercado Central

O Mercado Central de BH é quase tão antigo quanto à própria cidade, que só tinha 31 anos quando ele foi inaugurado. Mais de 80 anos depois, é uma referência para o povo mineiro, pois nele pode-se encontrar de tudo. Ele é, inclusive, parada obrigatória para os turistas, que saem inevitavelmente encantados pelos cheiros, sabores, aromas, cores, mercadorias e criatividade que inundam seus sempre cheios corredores. Os visitantes saem de lá com lembranças de Minas Gerais, como artesanatos produzidos em todo o Estado, além de deliciosos doces típicos mineiros.

Turistas em uma das lojas de oleaginosas e frutas secas

Além de receber o público para compras de alimentos e artesanato, o Mercado Central é ponto de encontro de muitos belo-horizontinos que querem se reunir com os amigos para bater papo, enquanto saboreiam o famoso bife de fígado acebolado com jiló, acompanhado de uma cerveja bem gelada. Esse é um prato típico servido há anos por lá, fazendo com que os admiradores disputem espaço nas concorridas bancadas dos bares que servem essa iguaria.

Um dos bares que servem bife de fígado acebolado com jiló. Os consumidores costumam ficar de pé nos balcões para bater papo e saborear o prato típico

  O horário de almoço de sábado é quando os corredores do Mercado Central ficam praticamente intransitáveis, de tão lotados. Mas, ao longo de todo o dia, as lojas, barracas e vendedores são sempre também muito disputados. Aos Domingos, logo que o Mercado abre, por volta das 7 horas da manhã, é comum se ver, em seus arredores, pessoas ainda vestidas com roupas de festa, indo continuar a farra em um dos bares do Mercado, direto de casamentos, formaturas e boates.

Os corredores sempre cheios do Mercado Central

Como exemplo do que se pode encontrar nas lojas do Mercado, tem-se artesanato, temperos, verduras, frutas, grãos, oleaginosas, artigos para casas e jardins, presentes, enfeites, doces caseiros, queijos mineiros, açougue, flores, produtos para fisiculturistas e para quem possui restrições alimentares, salão de beleza, lembranças de Belo Horizonte, roupas, acessórios, artigos para animais, agência de turismo, entre tantas outras coisas. Tudo isso acompanhado de muita hospitalidade, simpatia e receptividade, tão peculiares dos mineiros.

Doces caseiros deliciosos

Uma das lojas de temperos. Pimentas de todas as cores, tipos, tamanhos e para todos os gostos

Loja de presentes e lembranças de MG. Possui inclusive camisas e blusas dos times mineiros Atlético e Cruzeiro

Mais uma loja que vende doces mineiros e guloseimas caseiras

Loja de artigos para casa e enfeites

Mais uma loja de pimentas e temperos, inclusive com vidros para presentear

Um dos corredores. De um lado, floricultura e loja de batatas. Do outro, um salão de beleza. Um demonstrativo da diversidade de produtos e serviços encontrados no Mercado Central

Lojas de artesanato, geralmente com peças feitas em cidades do interior de MG, e de roupas e redes, também feitas à mão, na maioria das vezes

Corredores do Mercado Central

Loja dos famosos queijos de Minas e outros produtos tipicamente mineiros

Loja dos famosos queijos de Minas e outros produtos tipicamente mineiros

Mais queijos e muitos produtos mineiros

Mercado Central

O Mercado Central conta com estacionamento próprio, sendo ele pago, e funciona de Segunda a Sábado, das 7 às 18 horas, e aos Domingos, das 7 às 13 horas.

Para mais informações, basta visitar o site oficial: http://mercadocentral.com.br/

Venha conhecer uma das jóias de Belo Horizonte e de Minas Gerais!

Fotos: Roberta Zastrow

Mais sobre Belo Horizonte

Belo Horizonte: A capital dos bares

Facilite sua viagem

Por
Clarissa
Compartilhe este post
Deixe um Comentário
Deixe seu Comentário