09 Jul

10 coisas para fazer na Praia do Rosa | Santa Catarina

Pertinho de onde moramos (Floripa!), a Praia do Rosa é um destino quase que constante em nossos finais de semana. Por ser um dos nossos lugares preferidos no estado, não é a toa que nos sentimos muito a vontade em listar algumas atividades para se fazer por lá. Claro, listar apenas 10 coisas é ser reducionista. A Praia do Rosa possui inúmeras atividades para todos os gostos e idades :)

1. Ir a Praia: Sem dúvida essa é nossa dica número um! A praia, com 2km de extensão) é dividida em dois cantos – norte (com pouco movimento e preferido pelos surfistas pelas boas ondas) e sul (com bares e maior agito). Além disso, uma lagoa completa o visual sendo uma ótima opção para quem está com crianças. Além da praia principal, outras completam as opções da região – Praia do Ouvidor, Praia Vermelha, Praia do Luz, Barra da Ibiraquera, Praia do Siriú, Praia de Garopaba e Praia da Ferrugem. Dá para escolher uma por dia!

Praia do Rosa no início da manhã

2. Comer bem: E como! Há ótimos restaurantes, cafés e bistrôs dos mais variados tipos de comida. Três lugares que valem (e muito) a visita para uma boa refeição: Tigre Asiátrico (comisa asiática e considerados um dos melhores de Santa Catarina), Agridoce Bistrô (pratos diversos com temperos naturais e deliciosos) e Urucum (frutos do mar com toque gourmet). Todos os três com ótimos ambientes, cardápios e atendimento! Há outros tão gostosos quanto, mas estes três eu indico porque são nossa escolhas permanentes!

Restaurante Urucum

3. Trilhas: O acesso as praias podem ser feitos através de trilhas de nível leve. São caminhos curtos que deixam a ida a praia ainda mais interessante. A Praia do Rosa é cercada por muita natureza, então nada mais nostalgico do que contemplá-la de pertinho! Há duas trilhas que recomendo: trilha da Praia Vermelha (caminho bem sinalizado com belas paisagens e cerca de 30 min de caminhada) e a trilha da Praia do Luz (percurso de 2,5 km, pelo costão Sul).

4. Observar as baleias: De junho a novembro as baleias-francas desfilam pela Praia do Rosa para procriar e amamentar os filhotes. Os animais podem ser observados dos costões durante a baixa temporada! E são lindas! Um espetáculo da natureza :) Vale também fazer os passeios de barco guiados por biólogos autorizados.

5. Caminhar pelo centrinho: Praticamente o coração da Praia do Rosa, cheia de restaurantes, bares e lojas. O melhor jeito de conhecer essa parte do lugar é a pé. No alto verão fica quase impossível andar de carro devido ao intenso movimento e as ruas estreitas (que dão todo um charme ao lugar)

6. Surfar: Por que não?? O lugar é um dos escolhidos pelos surfistas pela qualidade da água e das ondas. Se não sabe ainda, escolha uma escolinha e divirta-se! :)

7. Sandbord nas dunas de Siriú: Perto da Praia do Rosa está a Praia do Siriú e suas incríveis dunas. Se não gosta de praticar sandboard (surf na areia, rsrs), vale uma caminhada pelas dunas e curtir a praia!

8. Praticar stand up paddle: A lagoa que fica a beira da Praia do Rosa é o lugar perfeito para a prática, ainda mais para quem está iniciando. Você pode alugar o equipamento e aproveitar a calmaria da lagoa . Não é difícil e as crianças adoram! 

9. Ver o nascer ou o pôr do sol: Sem dúvida esse é um dos itens que você precisa experimentar! Se não estiver na praia, vale de qualquer ponto onde você consiga ver toda a extensão! Aroveite e acorde cedinho para curtir a calmaria das praias vazias.

Pousada dos Sisais – Pôr do sol no deck

10. Se hospedar bem (e descansar!): Essa parte eu adoro! Há ótimas pousadas com vista para o mar, cafés da manhã deliciosos e estrutura para você descansar e aproveitar as belezas da região. Gosto de indicar algumas pousadas que contumamos ficar: Pousada Rêmora, Solar Mirador Exclusive Resort e Pousada Morada dos Sisais. Claro que existem diversas outras com qualidade e preços ótimos, mas essas moram no meu coração :)

Se conhecerem mais algum ponto interessante por lá, fiquem a vontade para nos indicar na caixa de comentários! 

Mais sobre a Praia do Rosa:

Facilite sua viagem:

Categorias: Brasil, Praia do Rosa, Santa Catarina