07 Apr

10 dicas para viajar melhor pela Suíça

 

A Suíça é um país pequeno, mas não menos interessante! É um país onde você poderá ficar dias e dias sem se cansar, pois mudando de cidade, mudam os costumes, arquitetura, língua, restaurantes….

Para otimizar a sua viagem, simplifiquei neste post, 10 tópicos que poderam ajudar no planejamento e na sua viagem! Enjoy!

1) Imigração: A Suíça não exige visto para ficar até 90 dias no país. Mas, lembre-se: para evitar problemas ao entrar no país, leve sempre em mãos a passagem de volta, a confirmação de reserva do hotel e aproximadamente 500 euros em dinheiro. Se você for visitar alguem, peça uma carta com o endereço e os dados da pessoa. Na hora que passar pela imigração,  muitas vezes os fiscais perguntaram o que você irá fazer: Turismo ou Negócios? É só responder ;)

2) Idioma: Os suíços falam 4 línguas: Alemão, Francês, Italiano e Inglês. Se você apenas fala inglês (meu caso!) não há problema. Em todos os lugares fala-se inglês ;) Se você não fala nenhum desses idiomas, vai passar um pouco mais de trabalho para entender o cardápio dos restaurantes, as atrações, etc..Mas, nada é impossível!

3) Que cidades visitar: Há muitas cidades lindas! Se você tem pouco tempo no país, priorize conhecer (na minha opinião): ZuriqueLucernaBernaInterlaken, Zermatt e Genebra. Se você tem um tempo maior, opte por fazer um passeio em algum Trem Cênico, visitar algum Alpe (a partir de Interlaken, Zermatt ou Lucerna) ou conhecer a parte italiana da Suíça - Bellinzona e Lugano ;) A partir das cidades citadas acima, você pode fazer bate-e-volta para muitas outras!

4) Escolha a época: Depende muito da atividade que você irá realizar. Se você quer esquiar, o inverno é a melhor época, pois há neve nas montanhas mais baixas (e fica mais barato!). As cidades no inverno, não ficam tão atrativas para turistas (é muito frio para ficar andando na rua). Primavera, na minha opinião, é a melhor época! As cidades estão floridas, o clima está agradável, pode-se passear pelas ruas das cidades, há neve nos alpes (nos mais altos) mas, não é a melhor época para esquiar. Opte por não ir no verão (julho e agosto). As cidades ficam muito lotadas e há filas para tudo!

5) O que e onde comer: Chocolate e Fondue de queijo não podem faltar! Dependendo da região, terá comidas típicas diferentes. Se estiver na parte alemã, terá comida alemão e assim vale para as outras regiões. Opte sempre por restaurantes que não estão nos centros turísticos: os restaurantes são sempre caros. Em outras áreas, há sempre um restaurante charmoso e barato que você vai adorar! Tente conhecer os mercados. A comida é mais barata (Migros e Coop)

6) Escolha as atrações: Não deixe todas as atração da cidade para um único dia. Balance. Muitas filas e museus em um único dia cansam. Idas a mais de um Alpe ou Montanha, também.

7) Ande a pé: Os centros históricos das cidades suíças (grandes ou pequenas) não permitem a passagem de carros. Para tirar proveito, nada melhor do que caminhar! Caminhando você conhece de perto a arquitetura de cada prédio, tem mais contato com os suíços, conhece lugares especiais – como aquele restaurante pequeno todo charmoso…

8) Leve pouca bagagem: Se você for viajar utilizando trem (eu recomendo!) leve pouca bagagem. A maioria das estações tem escadas e degraus e, os trens tem poucos lugares para guardar a bagagem. Além, da sua locomoção da estação de trem até o hotel ficar mais fácil! 

9) Ande de trem: Aproveite a malha ferroviaria que a Suíça oferece para curtir as mais lindas  paisagens: são campos, lagos, montanhas… A maioria das estradas não passam por estes lugares. Além do mais, os centros históricos não permitem carros e as estações de trem ficam, na maioria dos casos, nos centros históricos ;) Os trens são pontuais, rápidos e o ticketes  “em conta”.

10) Conheça os alpes: Tem um tempo a mais na Suíça? Conheça os Alpes! Eles são fantásticos e a viagem até eles maravilhosa. Há alguns perto de algumas cidades como Interlaken (Jungfraujoch – Top of Europe e Piz Glória), Zermatt (Matterhorn) e Lucerna(Monte Pilatos). No Jungfraujoch, há neve o ano todo!

 Dica: Fique ligado! Na Suíça nenhum comércio funciona aos domingos!

Horário de funcionamento

- Segunda a sexta-feiradas 8am – 6.30pm e nos sábados das 9am – 4pm

- Ônibus e tram funcionam das 5am até 12pm

 

Tem alguma dica? Deixe na caixa de comentários ;) 

Categorias: Dicas, Suíça
  1. viagem disney - 11/04/2011

    Ótimas Dicas! Parabéns pelo post.

  2. Clarissa - 11/04/2011

    Obrigada ;) São dicas simples que podem facilitar a viagem.

    • Evian Rose - 19/07/2013

      Olá Clarissa!
      Viajo para Suíça em dezembro pela primeira vez. Chego no dia 27/12/13 em Zurique cidade onde ficarei hospedada até dia 30/12/13. No dia 31/12 embarco para Paris. Tenho pouco tempo na cidade e gostaria de conhecer um pouco de Zurique, Lucerne e gostaria de saber quais cidades daria para conhecer em tão pouco tempo, no bate e volta.
      Ainda não montei meu roteiro de passeios.
      Abraços
      Evian

      • Clarissa M. Comim responde - 24/07/2013

        Olá Evian,
        Como é pouco tempo, aproveite para conhecer bem Zurique. Se sobrar um tempo, visite Lucerna. São 40 min de trem. Acredito que mais que isso vai acabar passando mais tempo se descolando do que conhecendo os lugares :)

      • GLAUBER COSTA - 24/09/2013

        vou para zurike em dezembro, gostaria de saber se é melhor comprar roupas de frio aqui no brasil ou la?

        • Clarissa M. Comim responde - 27/09/2013

          Olá Glauber,
          Leve algumas do Brasil até você comprar roupas apropriadas para o frio lá :)

  3. Liliane - 15/11/2011

    Olá Clarissa,
    O que você acha de viajar de carro pela Suiça no final de janeiro/ início de fevereiro? É muito frio? Estamos acostumados a ir pra Europa nesta época, mas ainda não fomos pra Suiça!
    Abraços e parabéns pelo blog

  4. Viagem e Viagens - 15/11/2011

    Oi Liliane
    Se vocês já viajaram no inverno pela europa, então fica tranquilo viajar pela Suíça – É só um pouco mais frio que em outros países (mas tbm depende da região!). Em algumas regiões fica mais frio e há muita neve nas pistas, como nas regiões dos alpes ;)

  5. Fellipe - 16/01/2012

    Olá Clarissa, tudo bem?

    Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo blog e pelas riquissimas dicas que aqui se encontram! Muito bom mesmo, uma ajuda única.

    Estou interessado em uma orientação sua sobre a Suiça, que percebo conheces bem. Tenho a intenção de conhecer o país, tenho lido muito mas ainda não consegui montar um roteiro do “essencial” para o período que ficaria lá, entre 7-9 dias. Na minha cabeça, passaria por Berna, Lausanne, Interlaken e Zermatt, e dai te pergunto se este é um roteiro bacana para o tempo disponivel, ou qualquer outra dica que possa me dar.
    Outra coisa: vou no verão – após dia 8 de Agosto, sei da enorme circulação de turistas nesta época, mas acredito não ser uma lotação como é Paris ou Londres, certo ou errado?

    Enfim, agradeço sua atenção e qualquer dica que possa me dar no quesito de cidades e passeios essenciais na Suiça!

    Um grande abraço!

    Fellipe

    • Clarissa responde - 24/01/2012

      Olá Fellipe. As cidades ainda estaram um pouco cheias, mas um pouco menos do que Paris, por exemplo. Seria interessante você ficar em Berna e fazer bate-e-volta para Lucerna e Interlaken ou fazer Lucerna, Berna, Zermatt e Genebra. Zurique também é super interessante. Talvez você possa ficar em Lucerna e fazer bate-e-volta para Zurique e Berna e depois seguir para Zermatt e após para Genebra (com bate-e-volta para Lausanne e Montreux). Abraços ;)

  6. Luana correa gonella - 14/02/2012

    Oi Clarissa, tudo bem, adorei seu blog!
    Estou indo para suica-lucerna inicio de novembro, dia 01. pensei no seguinte roteiro: primeiro dia: conhecer a cidade a pe, segundo dia : titlis, terceiro dia: bermina express, quarto dia: ida para paris.
    So queria saber como faco para pegar o bermina express de lucerna.
    e se o roteiro esta bom! rs beijos e desde ja obrigada!

  7. bruna - 26/02/2012

    Oi Clarissa!

    O que vc quer dizer exatamente com “nada funciona aos domingos”?

    • Clarissa responde - 26/02/2012

      As lojas, os restaurantes fora no circuito “centro”, bares…. E alguns restaurantes, mesmo no “centro”, fecham. ;)

  8. Tarcizio - 28/02/2012

    Oi Vou para Interlaken em abril… É possível eskiar nessa epoca?!?

    • Clarissa responde - 29/02/2012

      Nessa época só há neve em montanhas muito altas… mesmo assim, há pouca neve nelas. O correto é se informar em abril em Interlaken e verificar se as estações de esqui estão abertas..

  9. Tarcizio - 01/03/2012

    Preciso de mais uma dica… estou indo sozinho e não sei se devo ficar em Interlaken ou Lauterbrunnen. Quero fazer as atividades esportivas de lá e conhecer as montanhas. Estou tentando entender o lugar. Sairei de Frankfurt para Interlaken de trem, saberia me dizer qual o melhor itinerário? Desculpe tantas perguntas!

  10. Mirna - 14/03/2012

    Boa tarde. Parabéns pelo blog. Gostaria de algumas dicas. Estou querendo ir para a Suiça em meados de abril, mas só acho pacotes de viagem para maio em diante. O tempo é ruim nessa época? Falando só inglês dá pra se virar sozinho? Gostaria de visitar Lucerna, Berna, Zurique e Genebra e fazer aquela viagem de trem entre Zermatt e St. Moritz. Você teria alguma sugestão de roteiro? Desculpe tantas perguntas!

    • Clarissa responde - 20/03/2012

      Abril é um mês onde não há mais neve nas estações de esqui e também não há flores e afins nas cidades pois é o início da primavera. Maio é um mês onde a temperatura está mais agradável e as cidades mais floridas. Eu modei 8 meses em Berna e falava somente inglês e estudava na universidade ;) O roteiro depende de quantos dias você ficará por lá. Sugiro: Zurique, Lucerna, Berna, Interlaken, Lausanne e Genebra. ;) Abraços,

  11. Fernanda Gonçalves - 30/04/2012

    Oi, Clarissa, parabéns pelo blog, é maravilhoso, e faz a gente viajar bastante… Eu e algumas amigas estamos querendo ir pra Europa em maio/junho de 2013(falta um tempinho, mas…) e a Suíça é meu sonho e minha paixão. Estamos pensando ficar em Berna e de lá visitar Lucerna, Lausanne e Montreux (se der, Broc e Gruyeres), Basiléia (com uma parada em Solothurn) e Interlaken. Vc acha que 1 dia em cada dá pra aproveitar e conhecer os lugares? Fazer todo esse roteiro de carro seria viável, tenho certeza que as estradas devem ser ótimas, mas elas são perigosas (montanhas…), e é fácil se localizar por causa do idioma? Qtas perguntas… Parabéns novamente pelo blog! Abraços!

    • Clarissa responde - 03/05/2012

      Obrigada! que bom que gostou do Blog ;)

      De trem, vcs conseguiram curtir mais as paisagens pois as rotas de trem passam por lugares incríveis! Vcs até conseguiram visitar as cidades em um dia, mas teram que priorizar algumas atrações. Considerem que vcs irão no verão, ou seja, alta temporada! Os trens estarão lotados e as cidades tbm! ;) Talvez seja melhor ficar mais tempo em Berna e Lucerna e curtir alguns passeios nas montanhas ;) Boa viagem!

  12. Sumaia - 05/07/2012

    Oi Clarissa, tudo bem?

    Muito bacana seu blog! Estou indo para Suíça em 29/08, pois ganhei um hotel na cidade de Gstaad. Gostaria de visitar algumas cidades próximas, mas não sei se compro o ticket de trem no Brasil ou quando chegar. Sabe como funciona? Existe algum site para compra via internet e retirada dos tickets ao chegar?

    Muito obrigada pela ajuda!!

    Abraços,

    Sumaia

  13. Giulia - 08/07/2012

    Boa noite. Parabéns pelo blog :D Eu vou para Genebra ficar quinze dias em outubro e gostaria de saber quais são as melhores atrações essa época do ano e quais são as cidades mais bonitas e perto, já que não sei quanto tempo livre vou ter. obrigada.

  14. Flavia - 11/07/2012

    Oi Carissa, adorei seu post, iremos a Suiça dia 26jul, e estou tentando fazer um roteiro legal, o que vc acha…
    26jul – Zurique
    27jul – Zurique –Lucerna
    28jul – Lucerna – Berna
    29jul – Berna – Interlaken
    30jul – Interlaken – Zermatt
    31jul – Zermatt
    01ago – Montreux – Lausanne
    02ago – Lausanne – Zurique
    03ago – Zurique – Sao Paulo
    OPÇAO 9
    26jul – Zurique – Genebra
    27jul – Genebra
    28jul – Genebra – Zermatt
    29jul – Zermatt – Interlaken
    30jul – Interlaken
    31jul – Interlaken – Berna
    01ago – Berna – Zurique
    02ago – Zurique
    03ago – Zurique – Sao Paulo
    OPÇAO 10
    26jul – Zurique
    27jul – Zurique –Lucerna
    28jul – Lucerna – Berna – Lucerna
    29jul – Lucerna – Interlaken – Zermatt
    30jul – Zermatt – Montreux – Genebra
    31jul – Genebra
    01ago – Genebra – Lausanne – Zurique
    02ago – Zurique
    03ago – Zurique – Sao Paulo
    Qual destes vc indicaria, ou vc tem alguma sugestao melhor
    PS. nunca fomos a Suiça

    • Clarissa responde - 12/07/2012

      Acho que vocês estão ficando pouco tempo em casa cidade. Dá uma lida neste post http://www.viagemeviagens.com/2012/roteiro-na-suica/
      Abraços :)

    • Clarissa responde - 17/07/2012

      Flávia, minha opinião: Como ficaram poucos dias, façam menos cidades – que tal Zurique – Lucerna – Berna e Zermatt ? Então fique dois dias em cada cidade, vc perde menos tempo com locomoção e aproveita mais :)

  15. Flavia - 13/07/2012

    Oi Clarissa,
    Estou tentando fazer um roteiro para aproveitar o maximo, estou tentando aplicar todas as dias dicas. Faremos base em Berna. Veja como ficou este roteiro…
    26jul – Zurique
    27jul – Zurique –Lucerna -Berna
    28jul – Lucerna – Berna
    29jul – Berna – Interlaken – Thun – Berna
    30jul – Berna – Montreux – Genebra
    31jul – Genebra
    01ago – Genebra – Lausanne – Zurique
    02ago – Zurique
    03ago – Zurique – Sao Paulo
    O ue vc acha fazer tudo de trem ou de carro…
    Abraço
    Flavia

  16. Flavia - 13/07/2012

    Clarissa preciso de uma luz, ou farol. Errei, sairemos de Zurique dia 2 agosto a 22.40 chegaremos em SP dia 3 agosto, vi isso agora, bom antes tarde do que nunca, continuo com duvidas qto ao roteiro gostaria de conhecer
    Zurique-Lucerna-Berna- Genebra- Montreux – Zermatt- Interlaken, isso e possivel, faço de trem ou de carro qtos dias em cada lugar, help me, please
    Abraço
    Flavia

  17. Flavia - 16/07/2012

    Bom dia Clarissa,
    Este fim de semana, eu e meu marido fizemos o roteiro juntos e ficou assim, tem alguma sugestao
    26jul – Zurique – Lucerna (1 h de trem)
    27jul – Lucerna – Berna (1h de trem)
    28jul – Berna – Lausanne (1h de trem) – Montreux – Berna
    29jul – Berna – Thun – Interlaken Ost( Jungfraubahn passeio de 5 e 6h)
    30jul – Interlaken –Zermatt ( 2h30)
    31jul – Zermatt
    01ago – Zermatt – Zurique (3h30
    02ago – Zurique – São Paulo voo 22h40
    03ago – Sao Paulo -Londrina
    26 jul -Chegaremos as 11.05 em Zurique almoçamos e seguimos para Lucerna (1h trem) .
    Centro de Convençoes e Cultura logo a frente Monumento a cidade.
    Kappelbrucke – Ponte da capela de madeira.
    Lowendenkmal (leão caído, esculpido em pedra natural)
    27 jul – Lucerna seguiremos a Berna (1h)
    Parque das Rosas- Poço dos Ursos – Casa Einstein – Catedral de Berna – Museu de Albert Einsten – Torre do Relogio – Palacio do Governo Suiço
    28 jul – Berna sairemos bem cedo a Lausanne veremos a Catedral – Parque Olimpico – Museu Olimpico . Seguiremos Montreux ver estatua do Fred Mercury e Castelo de Chillon e depois seguiremos a lausanne e Berna.
    29 jul Berna sairemos cedo a Interlaken rumo a Jungfrau pernoite e Interlaken
    30 jul Interlaken sairemos rumo Zermatt passeio livre pela cidade
    31 ago Zermatt rumo a montanha Matterhorn
    01 ago Zermatt – sairemos cedo rumo a Zurique (3h30) .
    Em Zurique ver Bahnhof-Platz praça central – Catedral Grossmunster – rua Nieddorfstrasse (bares e restaurantes) – Av. Bahnof Strasse – Operhaus (opera de Zurique) – Museu Rietberg – ruela Augustinergasse – Seefeld Quai (parque que margeia o lago)
    02ago Zurique voo a São Paulo 22h40.
    03 ago São Paulo – Londrina

    • Clarissa responde - 17/07/2012

      Uau! Seu roteiro está bem puxado! Para fazer os passeios que vc quer, fica melhor deixar Interlaken como base. Tente ficar mais tempo nas cidades ou até conhecer menos cidades e aproveitar mais algumas delas. :) Que tal ficar mais tempo em Lucerna? A cidade é linda :) Mas gostei do seu roteiro, mas acho que você passará muito rápido por Zurique e Lucerna.

  18. Flavia - 16/07/2012

    Oi Clarissa,
    Onde fica melhor fazer o bate-volta em Berna ou Interlaken…seguindo o mesmo roteiro, o que vc acha

  19. Flavia - 20/07/2012

    Clarissa,
    Obrigadao pelas dicas valiosas!!!!
    Bjs

  20. LUCIANA ROSA DA COSTA SILVA - 09/08/2012

    Oi, Clarissa…gostaria de uma ajuda sua…

    Vou a Itália e Suíça final de agosto, partindo da Itália, estou pensando em um roteiro assim para a Suíça:
    Dia 03/09 – Trem de Milão para Lugano umas 7:00 da manhã(aprox 1:00 de viagem)
    Embarque no Ônibus para Tirano, e em Tirano, embarque no Bernina
    Express até Chur (chegada arpox. 18:00)
    de Chur a Zurich

    Dia 04/09 – Trem de Zurich para Interlaken, onde pretendo fazer o passeio até o
    topo da Europa, a noite, dormir em Bern

    Dia 05/09 – De Bern a Zermatt, onde pretendo subir o Matterhorn, volta para Bern

    Dia 06/09 – Bate-volta entre Bern – Lucerna – Zurique e volta novamente a BErn

    Dia 07/09 – De Bern a Genebra

    Dia 08/09 – DE Genebra a São Paulo…

    O que vc acha???? Estou aberta a sugestões…

    Obrigada e parabéns pelo seu blog….

    • Clarissa responde - 19/08/2012

      Luciana,
      Acho que vai ficar um pouco apertado para sair de Zurique para Interlaken e ainda fazer o passeio ao Topo e ainda voltar para Berna. Sugiro um dia somente para o passeio e no final voltar para Berna. De Berna para Zermat e fazer o passeio ao Matterhorn tbm fica muito apertado! Quarde 2 dias para Interlaken e 2 dias para Zermatt. Espero ter ajudado. Boa viagem :)

  21. guilherme - 09/08/2012

    Oi Clarissa. Parabéns pelo blog. Muito bom. Viajar também é uma paixão minha e de minha esposa. As malas já ficam posicionadas estrategicamente o ano todo para qualquer “emergência”. :)

    Tenho um roteiro em mente, que seria Rio de Janeiro – Genebra (3 dias) – Berna (2 dias) – Basileia (2 dias) – Zurique (3 dias, sendo que um seria para dar um pulo em Lichtenstein). Nas cidades que você indica, a única que não estava na sua lista é a Basileia. Não merece uma visita? Se puder dar sua opinião sobre a quantidade de dias em cada local, agradeceria.

    Beijo,
    Guilherme

    • Clarissa responde - 19/08/2012

      Olá Guilherme.
      Eu não gostei muito da cidade. Mas isso vai de pessoa para pessoa.

  22. Camila - 13/08/2012

    Olá Clarissa! Seu site é muito interessante!!
    Vou para a Suiça em outubro, ficaremos 7 dias (de 26/10 à 01/11)! Antes estaremos em Milão e depois iremos à Berlim. Gostaria de uma sugestão sua… estou ficando maluca…. rs
    Quais cidades podemos visitar??? Gostaria de fazer um passeio de trem… na verdade, o Bernina Express… mas como será fora de temporada, não há mais o onibus de Lugano à Tirano. Então, pensamos em ir de trem de Milão para Tirano. Mas, como chegaremos em St Moritz no domingo… não sei o que podemos fazer lá…
    Você poderia nos ajudar??? Nos indicar algum site sobre a Suiça??? Estou muito perdida…e a viagem está chegando!!!
    Obrigada
    Bjos

  23. maurício rodrigues - 15/08/2012

    Clarissa, estou indo pra um congresso na França (Arc-et-senans) e Suíça (Saillon). Não programei nada e estou meio desesperado. Que rota vc sugere? Ficarei 5 dias na Suíça com hospedagem em Saillon. gostaria de fazer passeios no bate e volta, ou, no máximo, ficar uma noite no lugar e voltar pra Saillon. Please, HELP ME!!!

    • Clarissa responde - 19/08/2012

      Espero que ainda dë tempo :)
      Vc pode ir para Zermatt (Suíca), Charmonix (Franca) e Monteux. Quem sabe até Genebra :)

  24. maurício rodrigues - 15/08/2012

    Ah, detalhe (esqueci de dizer…) viajo amanhã (16/08) rsrsrs.
    Valeu

  25. Fellipe Ghislandi - 20/08/2012

    Clarissa,

    Estou indo estudar em Nuremberg na Alemanha e gostaria de passar o reveillon na suica, num lugar bacana, barato e nos alpes, sabes de algum hotel que tenha essa condicoes e que eu consiga esquiar??

    Obrigado,

  26. RODINEI - 20/08/2012

    Clarissa
    Para quem vai fazer de Trem Zurich/Interlaken/Zurich e o panorâmico Interlaken/Top of Europe/Interlaken, mais algum trecho baratinho, você aconselha bilhete ponto a ponto ou Swiss Pass. (eu e minha esposa). Ficaremos 3 dias por estes trechos.

    Obrigado

    • Clarissa responde - 26/08/2012

      Na minha opinião, vale mais a pena ponto a ponto. Até porque são apenas 3 dias.

  27. Marcia - 05/09/2012

    Bom dia Clarissa.

    Eu e minha familia estamos planejando nossa viagem de férias e estamos tentando montar um roteiro que inclua s Suiça, Alemanhã e Áustria, queria deixar a Alemanhã para 2014 mas fui voto vencido, desta forma estamos dividindo o tempo em 6 dias para Suiça, 6 para Austria e 4 para Alemanhã. Como teremos poucos dias em cada local vamos priorizar o que realmente não pode faltar, desta forma te pergunto, em 6 dias de Suiça, o que indica como prioridade? Andei lendo algumas coisas e acho que vamos deixar as montanhas e ski para a Austria. Qual cidade devemos estabelecer como base na Suiça e quais os melhores roteiros a partir da ai? Vamos em janeiro 2013.
    Abs

    • Clarissa responde - 13/09/2012

      Janeiro vai estar muito frio e nevando muito tbm. Há muitas cidades lindas :) Como são poucos dias, poderiam ficar em Lucerna e visitar Zurique e Berna como bate e volta. Que tal?
      Abs :)

  28. Eduardo - 11/09/2012

    Ola Clarissa, estarei de passagem em dezembro pela suiça e ficarei 10 horas em zurich, gostaria de passear em algum shopping nesse periodo, o que voce aconselha? É muito dificil andar de trem ali (aeroporto até o centro e voltar)? Meu inglês é razoavel.

  29. Matheus Soares - 19/09/2012

    Olá Clarissa, parabéns pelo Blog e pela ajuda aqui nos comentários :)

    Estamos planejando passar nossa lua-de-mel na Europa, só que no mês de setembro e gostaríamos muito de ver neve. Eu sei que é começo de outono, mas quais são as opções? Os alpes mais altos da Suíça mesmo? Jungfraujoch?

    Obrigado!

  30. Fabio - 25/09/2012

    Olá Clarissa, meus parabéns pelo seu blog! Ele é ótimo e com dicas excelentes!
    Agora gostaria de um conselho seu. Estou indo para Basel no final de outubro e tenho aproximadamente 4 dias para conhecer a Suíça. Estou pensando em manter base na cidade pois o meu próximo destino é Paris e não gostaria de ficar me locomovendo com muita bagagem. Qual seria um roteiro interessante a partir de Basel? Consigo visitar Zurique, Lucerna e Berna em viagens bate e volta?

    Abs,

    • Clarissa responde - 25/09/2012

      Oi Fábio.
      4 dias é muito pouco para conhecer todas essas cidades. É uma pena pois todas são lindas e ao mesmo tempo diferentes. Mas que tal conehcer Zurique e se der tempo Berna? Vc deve considerar que o dia em que chega na cidade e o dia que parte deves permanecer em Basel :)

  31. Gustavo F.R. - 26/09/2012

    Clarissa,
    vou a Suíça em janeiro para esquiar. Você recomenda me hospedar nas cidades com estações de ski ou acha melhor me basear em alguma cidade e fazer bate volta? Vou no dia 13/01 e retorno ao Brasil no dia 29/01 a partir de Zurique.
    Obrigado

    • Clarissa responde - 07/10/2012

      Escolha cidades perto das estacoes de esqui. Fica mais prático! :) Abraços.

  32. Ronia - 16/10/2012

    Olá Clarissa,

    Muito legal o seu blog. Estou planejando uma viagem com meu pai para Suiça na segunda semana de Novembro. Gostaria de realizar uma viagem tranquila e sem muita correria.
    Meu pai quer conhecer Zurich, e eu gostaria muito de levá-lo também para Interlakem para o passeio em Jungfraujoch e alguma outra cidade na parte italiana, vamos ter aproximadamente 5 dias. Qual roteiro você recomendaria?

    Muito obrigada.

    • Clarissa M. Comim responde - 17/10/2012

      Ronia, é pouco tempo para fazer um roteiro tão grande… Dava para fazer Zurique, Berna e Interlaken. Vc precisa contar com o tempo de deslocamento. Para conhecer a Suíça italiana com calma, terias que abrir mão de Interlaken (na minha opinião).. abraços :)

  33. Sofia - 19/10/2012

    Oi Clarissa,

    vou ter 04 dias para visitar Genebra. è que peguei uma promoçao de avião de Amsterdam para Genebra e gostaria de saber qual roteiro teria para fazer por lá. Vou dia 23/11, vai estar muito frio, vc acha que terá neve?

    Obrigada desde já, Sofia.

    • Clarissa M. Comim responde - 30/10/2012

      Nao sei te falar se tera neve.. alguns anos ja esta nevando, outros nao. Mas estara frio! Como vc so tem 4 dias, fique na regiao de Genebra e aproveite as cidades perto como Lausanne e Montreux.. para nao perder muito tempo com os deslocamentos :)

  34. Cristina Simões - 08/11/2012

    Oi, Clarissa!
    Comecei a dar uma lida sobre a Suíça e fiquei encantada. Seus comentários sao ótimos e já me convenceram a focar minha viagem do próximo ano na Suíça. Minha duvida é se o período de 16 a 31/03 é bom para turismo e se há possibilidade de esquiar ainda.
    Ah, a idéia é passar uns 10 dias na Suíça, alguma sugestão de roteiro?
    Muito obrigada!

    • Clarissa M. Comim responde - 19/11/2012

      Depende do ano, ainda há neve nas estacoes mais altas :) Nas cidades, estará frio ainda e talvez os passeios fiquem um pouco limitados. Mas é uma época que eu adoro! Em dez dias, priorize conhecer cidades próximas para não perder muito tempo nos deslocamentos. Que tal fazer Zurique, Berna e Genebra como cidades para dormir e fazer bate e volta para outras como Lucerna, Interlaken? Ou em vez de Genebra, fique em Zermatt :)

  35. antonio - 13/11/2012

    Olá, Clarissa,

    Pretendo viajar com minha mãe idosa (ela possui limitações para subir escadas) para a Europa na primavera ou no final do verão do próximo ano, e gostariamos de ficar por três ou quatro dias na Suíça, onde provavelmente desembarcaremos (Zurique, vindos de SP). É possível nesse período conhecer um pouco de Zurique, fazer um bate-volta de trem até Interlaken (soube que lá tem um belo mirante, de onde se vê os Alpes) e seguir também de trem até Genebra, de onde partiremos via ferroviária até Paris? Você conhece algum guia brasileiro que mora na Suíça e possa nos auxiliar? Entendo muito pouco inglês. Não falamos alemão nem francês. Se puder, envie-me dicas sobre a viagem de trem , sites e e-mails para contato. Estou aberto a suas sugestões, é claro. Obrigado.

  36. Leandro - 25/11/2012

    Oi Clarissa, parabéns pelo blog, realmente é muito bacana. Estou viajando com minha esposa para Suiça de 05 (pela manhã) a 09 Jan, sendo que vou chegar e sair por Genebra. Sei que nessa época sobram opções para Ski e snowboarding, porém não estamos buscando essas atividades. Estive pensando em fazer o seguinte roteiro:
    05 Jan – Partir para Berna (Dormir em Berna)
    06 Jan- Fazer o Passeio para Lucerna / Zurique (Dormindo em Berna)
    07 Jan- Fazer o Passeio para Jungfraujoch e depois seguir para Zermat
    08 Jan – Passar o dia em Zermatt e depois voltar para Genebra.

    Você acha que vou ter boas opções nesse roteiro? Vale a pena trocar uma dessas cidades para conhecer Genebra? Pois não estou deixando tempo algum para conhecê-la. E por último, vou ter boas opções nessa cidade, sem fazer as atividades de inverno?
    Desde já, agradeço.
    Leandro

    • Clarissa M. Comim responde - 26/11/2012

      Oi Leandro, que tal diminuir o número de cidades e aproveitar mais algumas delas? Você poderia ficar mais na região de Genebra e aproveitar para conhecer bem Genebra, Laussane, montreux e Interlaken para fazer o passeio para Jungfraujoch. Acho que indo para Lucerna e Zurique vc irá perder muito tempo nos deslocamentos… Abraços :)

  37. jose marcos - 06/12/2012

    Boa tarde Clarissa. Primeira parabens pelo seu blog, esta sendo muito util. Agora vamos a minhas angustias de marinheiro de primeira viagem a Suíça:
    - Não gosto de roteiros corridos, prefiro ver pouco com mais calma, portanto gostaria de saber o seguinte:
    1-Só posso ir em abril,(eu minha esposa e filha) sei que não é o período ideal mais será que é muito ruim? para um Brasileiro morador do sudeste da para encarar o frio desta época??
    2-Como não gosto de ficar trocando muito de hotel pretendo fazer base em Zurique de 6 noites e bate e volta de trem para Lucerna,Berna e Genebra, será que esta de bom tamanho??
    3-Escolhi a base de Zurique pelo aeroporto, trem e porque depois vou para munique de trem e de zurique parece mais facil, o que acha???
    4-Nesta época tem algum passeio para ver neve,só para ver rapido, não é para esquiar?
    Agradeço muito se me ajudar nas minhas angustias

    • Clarissa M. Comim responde - 17/12/2012

      Vamos lá! :)
      1 – Abril não é tão ruim! Vcs só não vao pegar as cidades floridas ou com neve… Vai estar um pouco frio! O bom dessa época é que as cidades não vão estar lotadas de turistas…
      2 e 3) Leve em conta que Genebra é um pouco longe. Para aproveitar bem, saia bem cedo! Ou podem ficar uns dois dias em Berna. que tal?
      4) tem! -> http://www.viagemeviagens.com/2010/jungfraujoch-top-of-europe-suica/
      Abraços e boa viagem!

  38. andre paulino - 09/12/2012

    Olá,

    Parabéns pelo site.
    Uma pergunta: Basel –> Lucerne
    Como faço para ir ?

    Obrigado!

  39. Katiuscia - 28/12/2012

    Olá Clarissa, tudo bem?

    Estou me programando pra uma viagem a Suíça e claro, encontrei o seu super, hiper, mega blog com muitas dicas e bem completo. Adorei !!!

    De princípio não tenho o roteiro mas pra fazê-lo quero definir antes o melhor período e pra isso gostaria de te perg. qual o melhor mês: maio ou junho ?

    Já li vários comentários que vc tem trocado com a galera mas não achei nada com esse período específico. Qual sua opinião?

    Desde já obrigada pela ajuda e com certeza vou voltar pra te consultar sobre meu roteiro tbm. :D

    Abraços

    • Clarissa M. Comim responde - 02/01/2013

      Olá Katiuscia
      Eu prefiro Maio. Acho mais calmo :)
      Junho já começam as férias e tudo fica lotado!

  40. Givaldo Ferreira - 06/01/2013

    Ola Clarissa!! Parabéns pelo blog…
    Viajo para Europa em Março e início de abril/13 (15 dias), e na suiça de passagem em virtude do roteiro após saída de paris com destino a itália (percusso de carro) e estou em dúvida qual cidade fico hospedado. Em virtude do pouco tempo, qual cidade você sugere: Lucerna ou Zermatt? Apenas 1 dia dá pra conhecer alguns pontos turisticos e alpes? Seria interessante mais 1 dia? Final de março tem neve e é muito frio?
    Desde ja agradeço!! Abraços!

    • Clarissa M. Comim responde - 08/01/2013

      Olá Givaldo.
      Fique em uma cidade que fique na rota para a Itália. Que tal Zermatt. Pode ser que há neve nos Alpes nessa época.
      Boa viagem!

  41. eulalia - 08/01/2013

    Ola Clarissa: vc poderia me ajudar a montar um roteiro com melhor custo beneficio. Possuo uma amiga que mora em Zurique e gostaria de aproveitar a hospedagem em sua casa para conhecer a Suica. Gostaria de um roteiro em que eu ficasse o minimo em hotel. Vc pode me ajudar?

  42. Amanda - 13/01/2013

    Oi Clarissa! Primeiramente, parabéns pelo blog, dicas bastante úteis!
    Gostaria de perguntar: Vou à Suiça no final de julho, ficar uns 10 dias, provavelmente de 18 a 30…Como está o tempo por lá nessa época? Qual a estação? As paisagens estão bonitas(flores, etc)? Ainda está muito cheio de turistas?
    Bj!

    • Omar J. Cassol Jr. responde - 17/01/2013

      Oi Amanda, quem responde é Omar. Dá uma espiadinha neste post. A estação nos dias que estará lá é verão. Como as férias escolares vão de julho a agosto, geralmente as cidades européias, principalmente as turístias, terão mais movimento, os hotéis estarão mais cheios e os trens mais lotados. Podem haver filas. Apesar disso, as temperaturas são agradáveis, variam entre 18°C e 28°C. O clima está quente e as cidades bem coloridas e divertidas. Os suíços ficam nas ruas até tarde, pois os dias ficam mais longos (amanhece por volta das 5h e anoitece a partir das 21:30h). As cidades oferecem atrações ao ar livre e passeios para as montanhas. A água dos rios e piscinas são congelantes, mas os suíços adoram!! Abc, Omar

  43. Daniele Carneiro - 13/01/2013

    Adorei seu blog! Conseguiria ver neve nos em algum lugar no final de março e inicio de abril? Obrigada.

    • Omar J. Cassol Jr. responde - 14/01/2013

      Olá Daniele. Olha, são meses que podem nevar um pouco. Com esse clima de hoje, tudo pode acontecer. Quando visitei a Clarissa, fui final de Março e pegamos 02 dias de neve, nada de muito volume, mas já foi o suficente para branquear a paisagem. Nas montanhas mais altas há neve o ano todo. Abc. Omar

  44. vania carvalhosa - 15/01/2013

    Ola, Clarissa
    Estarei fazendo uma viagem este ano para Suiça e tambem gostaria de passar pelo Lago Como e por Milão.Devo entrar por Milão e seguir para Suiça ou vice versa.Devo ficar uns 15 dias talvez em Maio ou em Setembro ainda vamos resolver.Os roteiros que indicou na Suiça esta otimo,acho que são uns 10 dias o restante nos outros lugares.
    Agradeço

  45. Viviane - 07/02/2013

    Oi Clarissa!
    Gostei bastante do seu blog, pois é bem rico de dicas para Suiça. Parabéns!
    Estou planejando uma viagem pelo Leste Europeu, principalmente Praga, Budapeste e Viena e ainda terei 1 semana para ‘esticar’ por algum outro lugar.
    Tenho muita vontade de conhecer a Suiça, mas não sei se apenas 7 dias seriam suficientes para fazer uma boa viagem por lá. O que acha? Recomenda? Se sim, quais as cidades e tempo de duração em cada uma seria bom na sua opinição?
    Desde já agradeço pela ajuda!
    Abs, Viviane

  46. Denise Pampolini - 07/02/2013

    Olá Clarissa. Parabéns pelo seu blog. Excelente e tem me ajudado bastante. Estou programando uma viagem a Suíça em junho/13, por 20 dias. Estaremos em 4 amigos. Queremos descer em Zurich, alugar um carro e depois pegar o Bernina. Gostaria de ter da sua opinião sobre o que preparei até o momento…
    1º dia: chegada a Zurich
    2º dia: Zurich/Baden/cataratas do Reno/Schaffhausen/Zurich
    3º dia: Zurich/Winterthur/Lago Constanz/Zurich
    4º dia: Zurich/St. Gallen/Appenzel/Raperswill/Zug
    5º dia: Zug/Einsiedeln/Schwyz/Lucerna
    6º dia: Lucerna
    7º dia: Lucerna/Solothurn/Berna
    8º dia: Berna
    9º dia: Berna/Biel/Neuchâtel/Friburgo
    10º dia: Friburgo/Lausane
    11º dia: Lauzane/Vevey/Chillon/Montreaux
    12º dia: Montreaux – trem do Chocolate/Gruyère
    13º dia: Montreaux/Gstaad/Interlaken/Lauterbrunnen
    14º dia: Jungfrau
    15º dia: Lauterbrunnen/Grindewald/Meiringen/Brienz/Lauterbrunnen
    16º dia: Lauterbrunnen/Mürren/Täsch
    17º dia: Zermatt/Locarno
    18º dia: Locarno/Lugano
    19º dia: Lugano/Bellizona
    20º dia: Lugano – Bernina até Chur; de lá outro trem para Zurich
    21º dia: Zurich para o Brasil
    O que vc tiraria e o que vc acrescentaria neste roteiro? Inicialmente havia pensado em ir até a Basiléia, mas prefiro cortar uma cidade grande e permanecer mais tempo nas áreas de campo e montanha.
    Bom, fico aqui aguardando ansiosa a sua resposta. Desde já, agradeço-lhe.
    Um abraço.
    Denise

    • Clarissa M. Comim responde - 21/02/2013

      Olá Denise.
      Na minha opinião, está muito corrido. que tal cortar algumas cidades e aproveitar mais outros? Tens que levar em conta tbm os deslocamentos.

      • Denise Pampolini - 24/02/2013

        Realmente Clarissa! Refiz o roteiro e cortei algumas cidades. Assim a gente vai poder curtir mais a viagem. Já verifiquei os trajetos para calcular o tempo de deslocamentos. Obrigada pelo seu retorno! Abs.

  47. Ana Claudia Borges Lima - 14/02/2013

    Oi, Clarisse!
    Adorei seu site! Parabéns!
    Vou a Suíça em maio e gostaria de umas dicas suas.
    Tenho só 5 noites e lendo Viaje na Viagem resolvi ficar 3 em Interlaken, 2 em Lucerna e uma em Lugano,visto que vou pegar o avião de volta de Milão.
    Queria muito fazer o Bernina, mas ia ficar muito fora de mão. Que passeios vc me sugere fazer nessas cidades?
    Vc acha que que tenho que levar roupa muito quente caso resolva fazer o Top of Europe?
    E as passagens, compro pela internet ou deixo pra compra lá mesmo?
    Desde já te agradeço muito pela atenção!

    Ana Claudia

    • Clarissa M. Comim responde - 25/02/2013

      Olá Ana. Em maio o tempo estará bem agradável. Vc poderá levar apenas um bom casaco para ir ao Top of Europe :) As passagens vc pode deixar para comprar na hora pois se o tempo não estiver muito bom, não vale a pena fazer a visita. Tem muita coisa legal para fazer nestas cidades… dá uma olhadinha aqui => http://www.viagemeviagens.com/suica/

  48. gislane - 24/02/2013

    olá, seu blog é perfeito, tudo que estava procurando. Estarei viajando pra suiça em meados de março, já vi que estará saindo do inverno, irei passar uns 20 dias na casa de um familiar. minha dúvida é: conseguirei fazer algum passeio, programa só, sem falar o frances nem ingles? fico grata pela ajuda.

    • Clarissa M. Comim responde - 25/02/2013

      Olá Gislaine. Se vc solver um pouquinho de inglês já ajuda mas nada como a mimica :) Além do mais, tudo é tao explicadinho que se vc entender os cartazes, fica tudo bem :)

  49. JOSE LUIZ VALENTIM - 07/03/2013

    Olá, Gislaine. Costumo viajar pela Europa de carro. Estamos indo, dois casais, para a Suiça de 16 de maio até 30 de maio – 6 dias em Genebra, 7 em Zurique e 1 em Lugano. Depois sairemos em cruzeiro, da Itália. Pergunto: Vale a pena alugar um carro para fazer esse percurso e cidades próximas? É tranquilo dirigir nas montanhas?

    • Clarissa M. Comim responde - 12/03/2013

      Olá José, Eu já aluguei carro mas prefiro fazer tudo de trem por serem rápidos e pontuais e além de passar por pontos com paisagens lindas! :)

  50. Katerine - 11/03/2013

    tenho olhado seu site que tem me toados muitas duvidas, mas ainda preciso de mais informação
    estou indo para milao em 28 de março de 2013 daqui a uma semana e quero visitar uma estacao de esqui, um amigo me sugeriu ir p cortina na Itália e depois a bern ? O que vc acha terei apenas uma semana no dia 4 de abril estarei voltando por milao , já conheço Veneza mas quero dormir a minha ultima noite da viagem lá
    Pode me dar dicas de onde ir p aproveitar o maximo?

    • Clarissa M. Comim responde - 12/03/2013

      Que tal ficar em Zermatt? A cidade é linda e possui as melhores pistas de ski da Suíça :)

  51. Katerine - 11/03/2013

    Outra coisa meu vôo chega em Milão as 14h

  52. Valeria martins - 12/03/2013

    Oi, Clarissa
    Estou pensando em ir à Suiça no dia 24 de maio e voltar em 02 de junho.
    Nesta época já está muito cheio por lá? Ainda está florido?
    Obrigada.

    • Clarissa M. Comim responde - 12/03/2013

      Vai ser uma época muito boa! As cidades estarão lindas. Vão haver turistas mas nem tantos quanto em julho :)

  53. Kátia Rodrigues - 13/03/2013

    Oi Clarissa, super legal suas dicas. Irei para a Suiça dia 26/03 e retorno ao Brasil dia 25/04. Estou super tensa pois não sei o que levar. Uma amiga que tenho lá me disse que como é primavera não é tão frio e posso usar as roupas que uso no Brasil. Tenho pesquisado e sei que nesta época as temperaturas variam em 8 a 15 graus Minha preocupação e com o vento, que dá uma sensação térmica diferenciada. Que tipo de roupas e sapatos levo pra essa época? Será que dá pra usar vestido e saia? Blusas de moletom atendem o clima neste período?

    • Clarissa M. Comim responde - 13/03/2013

      Leve roupas de inverno que vc usaria no Brasil :) Saias somente com meias finas grossas, um bom casaco e por aí vai :) Venta bastante mas um bom casaco desses do Brasil já fica muito bom :) Se ficar muito frio, compre um casaco ou uma blusa corta-vento, lá é mais em conta :) Boa viagem!

  54. Carlos - 16/03/2013

    Olá Clarissa, Tudo Bem? Parabens pelo blog, muito Bom.Eu e minha esposa vamos passar 28 dias na euoropa e a grana é curta,saindo de Berlim dia 17 de maio pretendo ficar até dia 20 ou 21 de maio na Suiça partindo para Trento cidade do meu avô, devido ao pouco tempo gostaria de saber o que vale a pena visitar. Gosto de paisagens, arquitetura, tranquilidade, uma vez que visitarei grandes centros como Barcelona, Paris, Londres, Amsterda, Berlim e Roma. Qual o melhor e mais barato transporte neste caso. Muito Obrigado, Carlos e Ana Paula

    • Clarissa M. Comim responde - 20/03/2013

      Olá Carlos,
      Trem é sempre mais barato e prático! além de poder observar paisagens lindas! :) Que tal parar em Berna e depois em Zermatt? De lá vcs seguem para a Itália. O que achas?

  55. Ariana - 17/03/2013

    Oi Clarissa. Eu e meu marido estaremos em Milao no final de abril e pensamos em fazer o passeio pelos Alpes suiços (Bernina Express, saindo de Milao). Nessa época será que veremos neve? Ficamos na dúvida em relação a necessidade de visto. Precisamos ir com visto para Suíça aqui do Brasil?
    Aguardo…

    • Clarissa M. Comim responde - 20/03/2013

      Olá Ariana,
      Na Suíça não precisa de um visto específico.. Vc pode entrar com o passaporte brasileiro e ficar até 90 dias :)
      Acredito que não terá neve :)

  56. Fátima Pena - 18/03/2013

    Clarissa, iremos para a suiça no início de setembro. Passaremos 5 dias em Zurique a serviço e gostariamos de depois irmos para outras cidades. Como só temos 1 semana para passear quais cidades vc sugere para irmos?
    Fátima Pena

  57. Cintia Abreu - 23/03/2013

    Olá Clarissa,
    Você saberia me dizer que nas estações de trem há “lockers” para deixarmos as bagagens enquanto turistamos pela cidade?
    Obrigada!

    • Omar J. Cassol Jr. responde - 23/03/2013

      Oi Cintia. Praticamente em todas as estações, pelo menos as que fomos, tem lockers, de diversos tamanhos. Entao, poderas aproveitar bem cada cidade sem se procupar com bagagem. Abc, omar

  58. Carlos - 25/03/2013

    Eu de novo Clarissa

    Só agora que consegui ver seu comentário, me interessei muito em conhecer Interlaken, Lucerna, lausanne berna e lugano. Saindo de Berlin dia 16 reservei um hotel em Interlaken onde ficarei os dias 17,18,19 e saio dia 20 partindo para Rovereto – Trento. Pensei em fazer passeios bate o volta Interlaken – Lucerna dia 17;Interlaken – Lausanne dia 18;Interlaken- Berna dia 19. Rovereto cidade do meu avô observei no mapa fica mais proximo de Lugano e Zermatt, pensei em fazer bate e volta, mas terei apenas um dia. Uma dessas cidades terei que tirar fora qual delas. O que vc acha desses passeios para que quer ver paisagens e arquitetura? Interlaken é um bom lugar para ter como base e se hospedar? Abços e muito obrigado por sua atenção Ah! Qual a temperatura em maio

  59. Carlos - 26/03/2013

    Clarissa, vi tambem alguns passeios de trem panoramico bernina express(Chur, st moritz, tirano e lugano) glacier express (zermatt, brig, disentis, chur st moritz) golden pass (lucerna, interlaken, zweisimmen, montreux) Wilhelm tell express (lucerna, Lugano ou locarno) O que vc acha? Vc saberia me dizer se em Trento é possivel ir de trem até lugano ou possui outro meio de transporte publico, muito obrigado.

    • Clarissa M. Comim responde - 29/03/2013

      Oi Carlos,
      Tem trem sim. Talvez precise ir até Milão e de lá até as cidades suíças :)
      Abs

  60. Thiago Zibetti - 29/03/2013

    Olá Clarissa! Assim como todos os outros leitores tenho muito o que agradecer a você pelo blog!

    Agora em maio, ali pelo dia 17, estarei viajando com minha namorada e minha mãe para a Suíça. Iniciaremos a viagem na Itália, e entraremos na Suíça vindos de Veneza, em direção a Berlim.

    Ficaremos no país aproximadamente 7 dias. Gostaríamos de conhecer as paisagens únicas da Suíça, alguma coisa nos seus lindos campos e pelo menos uma das capitais. O problema é que o orçamento está muito curto, pretendemos economizar no que for possível, então na hospedagem estamos dando preferência a hostels. Que localidades você sugere e acha que não pode faltar de jeito nenhum? Alguma chance de pegar neve no Top of Europe (se não for desviar muito do caminho)?

    Outra dúvida que tenho é quanto ao transporte. Vi que você tem grande preferência pelos trens, e é de se entender. Mas eles acabam valendo mais a pena do que alugar um carro, financeiramente falando? Considerando que estaremos em três. Eu queria muito ir de trem, por toda a comodidade que ele oferece, mas me assustei demais com os preços que vi pela internet, como aqueles passes que valem por alguns dias no país ou no resto da Europa. O que você acha que vale mais, alugar um carro por esse período, comprar um passe como do Rail Europe, ou comprar as passagens de cada trexo – e volta – separadamente?

    E por último, já que a gente vai fazer uma jornada de Roma à Berlim, e considerando que já tens uma boa experiência na Europa, qual o melhor lugar na sua opinião para se CONSUMIR? Aquele lugar onde você vai e atualiza seu computador, celular, roupas, etc??

    Desculpe a mensagem gigantesca, mas são coisas que realmente ainda não consegui decidir mesmo após muita leitura!

    Obrigado!

    • Clarissa M. Comim responde - 30/03/2013

      Olá Thiago,
      Que tal apostar em Lugano (parte italiana da Suíca) já que vc vem por Veneza/Milão e depois ir para Berna?
      Dá uma olhada nesse guia sobre Berna -> http://www.viagemeviagens.com/2013/guia-completo-da-cidade-de-berna-capital-da-suica/
      De Berna você pode fazer bate-e-volta para Interlaken (e de lá visitar o top of europe – e sim, há neve o ano todo). De Berna vc tbm poderá ir para Lucerna e Zurique! Ou Então poderá fazer – vinde de Veneza/Milão -> Zermatt e Berna :)
      Lembre-se que a Suíca é um dos países mais caros da Europa!
      Eu prefiro trem! As paisagens mais lindas vc só poderá ver se for de trem :)
      Como são apenas 7 dias e se vc optar por fazer os bate-e-voltas, vale a pena comprar o swispass. Mas como vcs estaram passando por vários países, talvez seja melhor o Rail Europe.
      A Suíça não é muito boa para compras. A Europa em si não é boa!
      Mas aproveite Milão e Berlim!
      Abs,

  61. Cintia - 14/04/2013

    Olá Clarissa! Puxa que legal seu blog! Vamos viajar para Suiça em julho. Nosso voo vai para Milão e teremos ao todo 14 dias. Viajaremos com uma filha de 7 anos.
    Pensamos no seguinte roteiro:
    Lugano- duas noites
    Lucerna- quatro noites – delá fazer bate volta para zurique e para Basiléia
    Berna- tres noites – de lá um dia fazer o passeio para o topo da Europa
    Genebra- duas noites e de lá passear para Lausanne e montreux
    Zermatt – duas noites- fazer o passeio para matterhorn
    Milão- ultima noite, onde pegaremos o voo de volta

    Estou na duvida se é muito tempo em lucerna e berna e se vc sugere alguma região que não inclui.
    Vc acha melhor alugar carro ou fazer tudo de trem?
    Obrigada!

    • Clarissa M. Comim responde - 25/04/2013

      Olá Cintia,
      Adorei seu roteiro.

      Eu sou fã de trem! As paisagens são lindas e são pontuais e práticos! :)

  62. Zalfa Gissoni - 15/04/2013

    Oi Clarissa, estou tentando fazer um roteiro para ficar ficar 5 dias na Siuça. Sairei de Amsterdam. Quero visitar Genebra, Zurique , Lucerna, Berna, Lausane, montreux e Interlakem.
    Qual a melhor cidade para eu fazer de base? Se eu tiver que tirar alguma cidade qual e o melhor roteiro.
    Abs

    • Clarissa M. Comim responde - 25/04/2013

      Olá Zalfa,
      Achei o roteiro muito apertado. São apenas 5 dias. Que tal escolher apenas 2 ou 3 cidades?
      Bjs

  63. Priscila - 27/04/2013

    Olá Clarissa, utilizo muito a internet para pesquisas mas com “um pé atrás”, pois tem muita coisa ruim. Porém, seu Blog é ótimo! Parabéns! Aproveitando, viajo com meu marido para Suiça na segunda semana de maio e ficaremos 8 dias. Pretendemos conhecer as cidades mais conhecidas e seguir um pouco suas dicas de roteiro, porém uma dúvida: pretendemos ficar hospedados em uma única cidade e se organizar para as visitas em um dia – não gostamos muito de museus, por exemplo, assim as visitas podem ser mais rápidas. Pensando em visitas as cidades e retornando ao hotel, você sugeriria uma cidade estratégica para ficarmos, ou seja, no meio do caminho para as principais cidades? O que com certeza não faltará em nosso roteiro é visitar o Top of Europe e Zurique, pois retornaremos por lá. Obrigada

    • Clarissa M. Comim responde - 03/05/2013

      Olá Priscila.
      Aposto em Berna! Ela fica no centro do país e é abastecida por trens para as demais :)

  64. Carlos Fernandes - 28/04/2013

    Olá Clarissa, fui convidado para viajar para a Suíça por amigos, lá no país irei também desenvolver um projeto com produção musical, que segundo eles, não é muito vasto este mercado pra lá. O idioma padrão lá é o francês mas não tenho noção nenhuma (apenas o inglês entendo e falo) Gostaria de saber se preciso informar que minha ida lá é como turista, ou profissional? E se isso muda no tempo de permanência ou no que posso fazer por lá (se posso passear, ou apenas desenvolver o projeto)?

    Obs. descobri seu site pesquisando “vou viajar para Suíça no google” rsrs
    Grato por sua atenção desde já.

  65. Rose Cerutti - 04/05/2013

    Olá Clarissa, entrar no seu blog foi como viajar em sonhos. Vou sair de Veneza/Itália dia 25 de agosto e gostaria de visitar a Suiça. Tenho até dia 31/8 para passear. Creio que se eu ficar em Lucerna seria o ideal para fazer bate-volta para Berna,Zurich/Interlaken para afazer o passeio até Jungfraujoch.
    Pretendo fazer todo os lugares de trem.
    Dia 25 trem de Veneza a Lucerna
    Dia 26 Tour por Lucerna
    Dia 27 Trem para Berna bate-volta
    Dia 28 Trem para Zurich Bate-volta
    Dia 29 Trem para Interlaken passeio ate Jungfraujoch bate e volta
    Dia 30 sua sugestão seria…
    Dia 31 Trem de Lucerna para Milão onde retornarei para o Brasil
    Voce acha que nesta época ainda teria um pouco de neve em Jungfraujoch?
    Como é o clima nesta época ?
    Compro passagens de trem ponto a ponto ou swispass?
    Obigada. Abs

    • Clarissa M. Comim responde - 05/05/2013

      Olá Rose,
      Seu roteiro é muito bom :)
      No Jungfraujoch há neve durante todo o ano. E o clima na Suíça estará de quente a ameno. Como há muitos deslocamentos, talvez fique mais em conta comprar o Swiss Pass.
      No ultimo dia fique em Lucerna e faca um passeio pelos lagos ou pelos Alpes :)
      Bjs

  66. Adriano - 07/05/2013

    Olá Clarissa meus parabéns pelo seu blog sobre a Suíça bastante completo e muito bem redigido e olha que já pesquisei bastante sobre a Suíça e considero este seu blog o melhor! Mas gostaria de ajuda sua, vou passar 4 dias inteiros em Berna (resolvi fazer dela minha base) e com certeza em um desse dias vou ao Jungfrau e os 3 dias restantes o que você me aconselharia fazer levando em conta que o que mais tenho interesse é em paisagens belas (aquelas de tirar o fôlego) e neve. Lembrando que estou em Julho deste ano. Desde já muito agradecido! Ops! Faltou um detalhe não pode ser local de difícil acesso pois estou indo com minha esposa grávida de 5 meses nesse período.

  67. Luma Gouvêa - 15/05/2013

    Olá Clarissa…é um prazer ler seu blog, chego em Berna dia 8/9 e fico até 12/9, estou programando conhecer Berna, Zurique e Lucerna, estou perdida quanto ao roteiro, restaurantes,queria aproveitar o máximo minha estadia, o que vc sugere?

  68. Bruno - 17/05/2013

    Tudo bem Clarissa? Obrigado pelas dicas. Estou indo com minha esposa e amigos para a Suiça em setembro e, apesar de nao ser a epoca ideal, todos queríamos muito conhecer uma estação de esqui da suiça. Li em alguns lugares que algumas estações de lá tem neve o ano inteiro para esquiar. Qual voce recomenda nesta epoca do ano? Obrigado!

  69. sirley - 24/05/2013

    Oi, Clarissa!!!
    Que alívio, depois de suas dicas!!! muito legal!!!

    Saio de Milão, passando por Lugano,(só passando) ficando 2 dias em Berna. De Berna vou um bate- volta pra Lucerna, e, após, passarei 2 dias em Grindel wald para dar um pulinho em Interlaken e subir o jung…. Depois, vou só dormir em Genebra (só dormirei para pegar meu vôo) , dando uma paradinha, antes, em Montreux para almoçar . (são 5 dias)

    Eis as questões:
    1) Tem como guardar a bagagem em Lugano e em Montreux, para passear pela cidade, já que não vou dormir?
    2) Preciso comprar o swiss pass, ou se não, qual eu compro, já que tô saindo de Milão? Posso deixar pra comprar lá? Irei em julho/13. Bjs. Obrigada.

    • Clarissa M. Comim responde - 27/05/2013

      Olá Sirley,
      Toda estacão de trem na Suíça tem guarda-volume! É bem fácil de achar e usar :) Lembre-se de levar moedas!
      Vc pode comprar lá na estacão de trem mas o swiss pass vc só consegue usar na Suíça. E tem para 6 dias (me corrija se eu estiver errada). Se vc comprar o europass para 2 países, este irá cobrir seu deslocamento de Milão para Lugano. Talvez valha a pena! :)

  70. sirley - 31/05/2013

    Obrigada, Clarissa, pela dica.

    Você acha, então, que dá pra deixar pra comprar lá os bilhetes de Milão para Lugano/ Berna/ e, 4 dias apoós, genebra? mesmo se eu resolver não comprar o swiss pass, e , sim, trecho a trecho ? É na metade do mês de julho/2013. Só mais uma perguntinha: rssss.
    O que achou do roteiro da viagem? Tá muito corrido? Obrigado por tudo. Bjs.

    • Clarissa M. Comim responde - 13/06/2013

      Olá Sirley,
      Vc pode comprar lá sem problemas… Só lembre que quando a viagem é entre países quanto mais cedo vc comprar o passe mais barato ele fica. Eu achei seu roteiro m pouco corrido mas se vc tiver disciplina, consegues cumprir… :) Eu ficaria um dia a mais em Genebra :) Eu prefiro conhecer menos cidades e aproveitar melhor cada uma delas. :)

  71. Rodrigo Caetano - 14/06/2013

    Olá Clarissa, muito legal sua página..parabéns!
    me dá umas dicas? vou pra Suíça dia 29/10 e volto dia 06/11/2013, não conheço nada la, estou lendo bastante suas dicas, oque vc me sugere nesses dias por la, tipo tem algum roteiro “padrao”? vou sozinho.

  72. sirley - 16/06/2013

    Obrigada por tudo, Clarissa!!!

    Vc nem imagina como me ajudou…

    bjs. Tudo de bom!!!

  73. luiz morais - 18/06/2013

    ola clarissa estarei agora dia 26 de junho em milao e gostaria de passar uma noite em alguma cidade suiça,indo de trem claro,qual cidade vc aconselha,desde já obrigado.

  74. Ricardo - 25/06/2013

    Olá Clarissa, parabéns pelo blog e obrigado por compartilhar as experiências. Tenho uma viagem final de novembro onde chegarei em Milão e ficarei alguns dias em Zurique e depois Genebra, antes de ir para Zurique pensei em ir para a Suíça Italiana e ficar uns dias, que cidades recomenda ? onde poderia me hospedar e fazer alguns passeios ? Obrigado!

  75. Edgard Campos - 01/07/2013

    Oi Clarissa,
    Parabéns pelas boas recomendações aos turistas!

    Saberia informar se quem adquire o europass tem direito de utilizar os trens Glacier Express ou Bernina Express ? ou tem que pagar à parte ?

  76. Suelen - 03/07/2013

    Ola Clarissa pretendo viajar daqui alguns anos pra Suiça passar uma semana quanto em valor real você acha que devo levar para gastar la(sei que devo fazer a troca) mas em real não tenho a minima iideia de quanto levar para ficar uma semana la abraços!

    • Clarissa M. Comim responde - 04/07/2013

      Olá Suelen,
      Faca a conta de mais ou menos 100 francos por dia.. pois a Suíça é um dos países mais caros da Europa! 100 francos dá mais ou menos 230 reais pelo cambio de hj :)

  77. Marcos Monteiro - 09/07/2013

    Clarissa,
    Muito legal seu blog.Estou em dúvida sobre a data para uma viagem de 14 dias partindo da Suiça até a Alemanha.
    Existe muita diferença em ir para a Suiça em Outubro ou Novembro?
    Na sua opinião qual a melhor época?

    • Clarissa M. Comim responde - 11/07/2013

      Olá Marcos
      Eu prefiro Outono pois estará menos frio :)
      Mas em novembro (dependendo do tempo) algumas estacoes de esqui podem estar abertas.

  78. Rodrigo - 10/07/2013

    Ola Clarissa. Em viajem pela europa, retorno por Zurique. Chego em Zurique em 19/08 as 9hs e saiu dia 21/08 as 21hs. Preciso de uma dica pra curtir esses 2 dias. Me falaram de Lucerna, o que acha?

  79. MARIANA - 16/07/2013

    Olá Camila. Parabens pelo blog. Em setembro estou indo com meu marido da Áustria para a Suíça e de lá vamos para Amsterdã.
    Dentro disto, teremos 2 dias na Suíça. Estou completamente perdida com relação a que cidade devo ficar. E outra pergunta que tenho eh com relação ao transporte para Amsterdã. Acredito que a melhor opção e de avião. Todas as cidades tem aeroporto que fazem este percurso? Te agradeço mto se me ajudar. Bjs.

    • Clarissa M. Comim responde - 18/07/2013

      Olá Mariana
      Como são poucos dias e pensando na sua comodidade.. acredito que seja mais fácil e interessante ficar em Zurique. Assim vc não perde tempo com deslocamentos e aproveita bem a cidade :) Que tal?

  80. Paula Alves - 17/07/2013

    Ola Clarissa,
    Adorei o seu site…
    Como estou tentando montar um roteiro de lua de mel para Suíça no inicio de Fevereiro…
    Gostaria de saber se voce pode me ajudar…
    Pensamos em ir:
    Berna, Adelboden, Grindelwald, Zurich, St Moritz, Zermatt e Genebra em 21 dias…
    De Berna ate Zurich pensamos em alugar um carro e passar por essas cidades e depois se locomovemos de trem..
    O que voce acha? Dá para fazer apesar da neve?
    Teria algumas indicações de hoteis para essa ocasião que nao sejam tão absurdos… Rsrs
    Fico no seu aguardo.
    Obrigada.
    Paula

    • Clarissa M. Comim responde - 18/07/2013

      Olá Paula,
      Já pensou em fazer tudo de tem? Talvez fique mais fácil :)
      Hotéis só conheço em Berna, que experimentei alguns quando morava lá.
      Mas em outras cidades não conheço nenhum.

  81. Arielle - 20/07/2013

    Olá, Clarissa! Tudo bem??
    Adorei seu blog! Muitas informações legais!!
    Estou querendo passar minha lua de mel na Suiça, mas só temos 6 dias.
    Vou chegar em Zurich e preciso escolher duas cidade entre Pensei em ir a Zurich, Berna Interlaken e Lucerna. O que você me recomendaria?
    Dois dias em cada cidade da pra conhecer legal?
    Obrigada!
    Beijos

    • Clarissa M. Comim responde - 24/07/2013

      Olá Arielle,
      Que tal ficar em Zurique e Berna?
      De Zurique vc conhecer Lucerna e de Berna vc conhecer Interlaken :)

  82. Moisés - 26/07/2013

    Oi Clarissa,

    Parabens pelo blog. Vou pra Paris na primeira semana de outubro. A segunda semana de outubro ainda não decidi onde ir. A princípio pensei em ir pra Amsterdâ e Londres, mas o frio lá parece que é piorado com a quantidade de chuva. Será que a Suiça seria melhor nesse aspecto?
    Abraço,
    Moisés

    • Clarissa M. Comim responde - 06/08/2013

      Olá Moises,
      Acredito que dependendo da região do país, na Suíça será ainda mais frio :)
      Mas se você gosta de Ski, será o lugar certo.

  83. durval costa - 03/08/2013

    Gostaria que me orientasse, o que conhecer em 12 dias na suiça, no periodo de 1 de outubro a 14 de outubro.
    è muito frio?
    Agradeço sua atenção.
    durval costa

  84. Daniela - 05/08/2013

    Ola Clarissa, vamos a Europa começo de novembro e passaremos pela Suica. Ainda nao fechamos os hoteis, mas pensamos em ficar em Interlaken como base 3 noites e 4 dias completos. Gostaria de saber se nessa epoca ja conseguimos esquiar e qual estacao vc indica? Podemos fazer um bate e volta a Zermatt ou eh melhor dividir 2 noites em Interlaken e 1 em Zermatt? Obrigada pela gentileza. Abç

    • Clarissa M. Comim responde - 06/08/2013

      Olá Daniela.
      Depende da estacão de esqui e do tempo que fará, pode haver neve nos pontos mais altos.
      Como são apenas 3 noites (e para não perder muito tempo) talvez seja mais interessante ficar em Interlaken e fazer bate e volta.
      Aconselho vocë a perguntar no hotel sobre as estacões de esqui que estarão abertas no dia :)

  85. FABRICIO ROSA DE SA - 06/08/2013

    BOM DIA, ADOREI O SEU SITE. TEM INÚMERAS INFORMAÇÕES ÚTEIS.
    GOSTARIA DE PEDIR UMAS DICAS. VOU COM A FAMILIA PARA A EUROPA EM OUTUBRO E PRETENDO PASSAR ALGUNS DIAS NA SUIÇA. CHEGO NA SUIÇA DIA 11 DE OUTUBRO , PASSO 10 DIAS POR LÁ E DEPOIS VAMOS PARA A AUSTRIA E ALEMANHA. VAMOS DE MOTORHOME.
    1º SABE DE ESTACIONAMENTOS OU CAMPINGS DE MOTORHOME LÁ?
    2º É NECESSÁRIO RESERVAR ANTES OS INGRESSOS DE PARQUES E ENTRADAS PARA BONDINHOS ETC?
    3º PARA CRIANÇAS DE 2 ANOS O FRIO É TOLERÁVEL SE BEM AGASALHADOS?
    OBRIGADO

    • Clarissa M. Comim responde - 06/08/2013

      Olá Fabrício,
      Sobre campings/parques não vou poder te ajudar muito.
      Para parques com bondinhos (montanhas) você pode comprar o ticket na hora que estiver lá. Se a criança estiver bem agasalhada ela aguenta bem sim :)

  86. Andrea - 12/08/2013

    Olá Clarissa! Adorei o site!
    Vamos passar nossa lua de mel na suíça no começo de setembro e vamos ficar em Genebra, Interlaken e Zurich.
    1- O que você sugere de meio de transporte entre estas cidades, carro, trem? Pensamos em carro porque vimos uns preços de trem muito caro com a agente de viagem mas não sei se fica tao caro mesmo! E pensamos em carro também porque no percurso de Genebra para Interlaken poderíamos para em Laussane e Bern e no percurso de Interlaken para Zurich poderíamos parar em Lucerna (inclusive acho que estará tendo Festival de Lucerna né?). Da para fazer de trem isso também? Você disse que as paisagens são mais bonitas de trem né? E o preço, quanto é? Por onde compro?
    2- Que passeios você sugere para esse roteiro? Em Interlaken vamos fazer o passeio para Jungfraujoch. Annecy? Gruyere?…
    3- Compro euro, franco suíço, ou levo cartão?
    Andrea e Gabriel

  87. Eduardo - 12/08/2013

    Oi Clarissa como vai?
    Dia 07/10/2013 saio de Amsterdam em rumo a Interlaken.
    Comprei minha passagem de trem noturno da operadora City Night line destino Basel SBB, porem escrivi o meu sobrenome errado, você acha que isso pode implicar em alguma complicação? A passagem ja foi emitida atraves do sistema hoame print.
    Outra duvida é se eu tenho que reservar a passagem de Basel para Interlaken, tentei comparar mais não consegui efetuar a compra no site http://www.sbb.ch/en/home.html
    Muito Obrigado

    • Clarissa M. Comim responde - 02/09/2013

      Olá Eduardo,
      Acredito que se for um pequeno erro não irá causar problemas, mas não custa enviar um email para a operadora relatando o occorido e fazer uma copia destes emails para levar na hora da viagem. De Basel para Interlaken vc pode comprar direto na estacão de trem – é bem tranquilo :)

  88. Windson Mateus - 20/08/2013

    Olá Clarissa! O seu blog é excelente!

    Gostaria de saber a sua opinião. Pretendo viajar com minha futura esposa em lua-de-mel para a Europa no período de 25/3 a 5/4 e gostaríamos de passar 3 dias na Suiça. Como o período é muito curto, resolvemos optar por apenas uma cidade. Estamos numa dúvida cruel se devemos ficar em Berna ou Lucerna. Qual das cidades você recomendaria levando em conta a proposta da nossa viagem? Berna me parece ser uma cidade mais conhecida, mas nos seus comentários listados percebi que você mencionou que Lucerna é muito romântica, e ouço vários amigos meus falando que é ainda mais bonita do que Berna.
    O que você nos recomenda?

    E mais uma vez parabéns pelo seu blog! ;)

  89. Alessandra - 02/09/2013

    Olá Clarissa, eu e meu namorado pretendemos ir a Luzerna, Genebra e Montreux, em janeiro, iremos de carro a partir de Milão. As estradas são muito perigosas, devido a gelo nas pistas, nesta época do ano?
    Obrigada.
    Alessandra.

    • Clarissa M. Comim responde - 02/09/2013

      Olá Alessandra,
      O cuidado deve ser redobrado! Fique ligada no noticiário ou peca informacão no hotel sobre possíveis nevascas.
      Abracos :)

  90. wilza soares - 02/09/2013

    oi Clarissa, parabéns pelo blog muitoooo bommm

    eu queria que vc me desse uma luz,

    como fço para ter um modelo de uma CARTA CONVITE ?

    quero visitar um amigo na bélgica e não sei como faço para fazer essa carta,ou seja, ele que tem que fazer essa carta né ?

    como faço ?

    obrigada,

    abraços…
    wilza soares.

    • Clarissa M. Comim responde - 02/09/2013

      Olá Wilza,
      Basta pedir para ele escrever uma carta falando que a convidou para passar x dias na casa dele por serem amigos de longa data. No final, peca para ele colocar o endereco da residencia :) É mais como precausão – as vezes eles pedem, as vezes não.
      Abracos :)

  91. LIA QUEIROS - 03/09/2013

    ola tudo bem?
    estou querendo visitar a suiça agora em dezembro.. Acha que o frio impede uma boa viagem?
    Gostaria de saber quantos dias dedicar a conhecer berna e genebra? (prefere zurique ou berna?)
    muito obrigada

    • Omar J. Cassol Jr. responde - 22/09/2013

      Olá Lia,
      o frio vai fazer com que vc fique mais tempo em lugares fechados (aproveite para conhecer bons estaurantes) e menos empo na rua devido ao frio e vento. Mas as cidades tem seu charme no inverno :) Claro, vai limitar um pouco os passeios na rua, mas acredito que não vá estragar a viagem. Aproveite para experimentar o esqui em ma montanha próxima (só perguntar no hotel). Quanto a outra pergunta, Genebra e Zurique são diferentes. Mas acho Genebra mais charmosa :)

  92. Vanderlei - 03/09/2013

    Ola Clarissa, muito legal seu blog.
    Estou programando uma viagem a Suiça com minha namorada e vamos visitar tios dela, a viagem deve ser em meados de abril 2014 e como vamos ficar hospedados na casa dos tios estamos providenciando a carta convite, mas estou com uma dúvida, nosso avião sai de São Paulo e passa por Paris onde devemos trocar de aeronave e depois seguimos para Genebra, sei que a imigração será feita em Paris e estou preocupado se a nossa carta convite será aceita na imigração, será que podemos enfrentar algum problema? o que você sugere? pegar um voo direto a Zurich e evitar a entrada por Paris? as informações que eu tive da imigração de Paris é que a entrada está bem tranquila…

    • Omar J. Cassol Jr. responde - 22/09/2013

      Olá Vanderlei,
      Acredito que vocês não teram problemas :)
      Até porque na própria passagem terá como destino final a Síca e não Paris.
      Abracos :)

    • Omar J. Cassol Jr. responde - 22/09/2013

      Olá Vanderlei,
      Acredito que vocês não teram problemas
      Até porque na própria passagem terá como destino final a Síca e não Paris.
      Abracos :)

  93. Poliana - 04/09/2013

    Olá Clarrissa! Lendo seu Blog e o do Ric montei o roteiro seguinte para fazer em junho de 2014(quero aproveitar os recessos por conta da copa do mundo e alguns feriados que vao coincidir com esta epoca) Zurique (1 nt) Lucerna 3 nts (ida ao MOnte Titlis e Berna)Interlaken 3 nts (Jungrafrou, trilhas em Lauterbrunnen, Grindewald, Lago Thun e Spiez) 3 nts Montreaux (Ida a Vevey, Lausanne e talvez o trem do chocolate) e Genebra 1 nt (voo para Brasil é 6:00 h)Gostaria de comprar o Swiss Pass (de 8- fazendo algum trecho pagando a passagem ponto a ponto – ou 15 dias? Para fazer a rota panoramica é só fazer a reserva ou tem que comprar especifico para o Golden Pass? Acha que 3 nts em Iterlaken são suficientes?

    • Omar J. Cassol Jr. responde - 22/09/2013

      Olá Poliana,
      Gostei do seu roeiro. Para os trens cênicos a compra do ticket é separado pois o Swiss Pass dá desconto. Como voce vai de deslocar entre as cidades e fazer bastante bate e volta talvez seja mais interessante comprar um Swiss Pass com mais dias. Boa viagem :)

  94. Alexandre Vieira - 10/09/2013

    Ola Clarissa , muito bom seu site . Eu já conheço algumas cidades na Suiça , como Berna , Lucerna , Lugano , no verão. Entretanto estou com planos de passar 7 dias , no Natal . Farei voo direto do Brasil para Zurich. Quero passar 4 dias nos Alpes . Estou na dúvida se vou para Davos e me instalo lá e vou num bate e volta a St Moritz e Chur , ou se me hospedo em St Mortiz e faço o bate e volta para Davos e Chur . O que vc me aconselha , sabendo que não sou um esquiador e apenas irei às estaçoes para tirar fotos . Quero uma cidade alpina mais romantica , mais tipica , com lugares para passear fechado , abrigados da neve .Entao o que acha me hospedo em Davos ou St. Moritz ? Ou aconselha Zermatt ? ( indo para Geneve de aviao do Brasil ? ) . Viu que estou cheio de duvidas kkkk
    Obrigado

    • Omar J. Cassol Jr. responde - 22/09/2013

      Olá Alexandre,
      Eu prefiro Zermatt mas St Moritz tem todo um charme rústico e cheio de bons restaurantes :)

  95. Patrícia Zanotti Nakamitsu - 15/09/2013

    Olá CLarissa, parabéns pelo blog :-)
    Gostaria de indicação para ir a Suíça em março, quero conhecer as belas paisagens, os Alpes (poderia ser Interlaken), e se possivel curtir a neve. quero fazer td em 1 semana de trem.
    Quais cidades sao imperdíveis?? Quais trens devo pegar??
    Estou perdida na cidade que farei de base.
    Muito obrigada pelas dicas
    Abraços!

  96. Patricia - 17/09/2013

    Oi Clarissa , viajo em dezembro pra Suíça , e foi ficar 5 dias , e gostaria de esquiar , qual cidade que posso ficar para esquir.? Tinha pensado em ficar 2 noites em st.Moritz e 3 em Interlakem . Ah , vou chegar de carro de Milão e partirei depois pra Paris , e também estou viajando com 3 crianças ( 15,14 e 7 anos) . Bjs

    • Omar J. Cassol Jr. responde - 22/09/2013

      Olá Patricia,
      Pela rota e pela praticidade acredito que seja inteessante ficar em Zermatt. O que achas??

  97. DANIEL - 20/09/2013

    Ei Clarissa!
    Tudo bem?!
    Seu blog é muito bem elaborado e contém várias informações úteis… parabéns!

    Irei a Genebra em 14 de novembro desse ano… voce sabe informar se é muito frio durante o dia, se chove, neva e o que esperar de temperatura… irei ficar lá por 5 dias e depois seguir para Chamonix…
    Desde já agradeço!

    Abraços, Daniel.

  98. rosely borghese - 28/09/2013

    Olá Clarissa, vou pra Suiça de 01 a 16/11 e gostaria de ter um roteiro legal, de carro. O que me preocupa é se tem neve nas estradas. Já conheço Lucern e Zurich. Vc tem uma ideia se os dias são muito curtos? E chuvas? É bom fazer reservas de hotéis ou vc tem algumas dicas (nada de luxo, apenas confortável)? Se der, eu gostaria de conhecer Bruges e Gent nos últimos dias, será que dá? Não é imprescindível. Obrigada, abraços. Rosely

    • Clarissa M. Comim responde - 03/10/2013

      Olá Rosely,
      Geramente não costuma ter neve neste período mas não posso te dar certeza. Os dias já ficam mais curtos sim mas não tão curtos como dezembro e janeiro. Infelizmente não tenho hotéis para indicar pois como morei lá, ficava muito na casa de amigos.. Enfim, mesmo que haja um pouco de neve, acredito que não vá acumuluar nas estradas :)

  99. rosely borghese - 28/09/2013

    Perdoe-me, mas esqueci de perguntar: os trens cênicos (Glacial Express ou Bernina Express) operam na 1a quinzena de novembro? Obrigada

  100. Sergio - 29/09/2013

    Oi Clarissa. Parabéns pelo seu blog.
    Tudo bem?
    Vou pra Genebra em abril. Tenho 4 dias livres. O que você me sugere?
    Abs

  101. Eduardo Ribeiro Franco - 02/10/2013

    Oi Clarissa, td bem? Eu e minha esposa gostamos muito das suas dicas da Suíça. Adoramos vinhos, em Berna tem vinícola?É possível conhecer a fábrica do Toblerone? E por fim, você sabe se existe trem de Berna para Liechsteinten?? Desde já agradecemos. Abços Eduardo e Vivian

  102. Eleonora N. - 04/10/2013

    Oi Clarissa, tudo bem? Você disse nas suas dicas que nos alpes tem neve o ano todo, mas sabe se é possível esquiar no inicio de novembro já?
    Obrigada!

  103. JULIANA - 04/10/2013

    Olá, Clarissa!
    Parabéns pelo blog. Adorei!!!
    Estou com uma dúvida… Tenho que sair de Berna dia 23/11 (tarde) e pegar avião em Zurich dia 25/11 (noite).
    Minha ideia inicial era visitar Lucerna, ficar o domingo e dormir. Sair logo cedo na seg pra Zurich e passar o dia lá, mas estou com medo de não ter nada pra fazer em Lucerna e passar trabalho pelo fato de ser domingo e em tudo que leio diz q o comércio fecha.
    Aí estava pensado se Zurich seria melhor no domingo…
    Assim iria de Berna pra Zurich e na segunda bem cedinho ia à Lucerna e direto de lá pro aeroporto de Zurich.
    Que tu achas?!
    Outra informação. Clima nessa época, fim de novembro, muito frio? Em média quantos graus?
    Obrigada desde já!!
    Abraços, Juliana.

    • Clarissa M. Comim responde - 05/10/2013

      Olá Juliana,
      Reserve o dia do vôo. Fique na própria cidade para evitar que você possa se atrasar. Sim, no domingo pouca coisa funciona mas nos centros das cidades muita coisa fica aberta! E você irá visitar o centro de Lucerna. Os restaurantes vão estar abertos, alguns supermercados, mas só o fato de você poder conhecer o essencial que é a própria cidade, já vale o dia :)
      Em novembro estará frio mas nada exagerado mas dê ma olhada na previsão do tempo antes de viajar, sempre é bom! Em média fas de 12 a 15 graus celcius.

  104. Marivando - 07/10/2013

    Olá Clarissa! Estou indo com minha esposa e filha a Suíça para ficarmos uns 3 a 4 dias no final de Nov inicio de Dez. Estamos estamos pensando em Ficar em Berna e de lá fazermos uns Bate e volta por Interlike, Zermat, Zourique. o Que nos aconselha? Onde Ficar? Berna seria mais central para fazermos esses bate e volta? Nos aconselha a Alugar carro? Aproveito para parabenizar pelas dicas do blog. Abs.

    • Clarissa M. Comim responde - 08/10/2013

      Olá Marivando,
      Eu adoro Berna e acho uma das melhores cidades para montar a base e fazer os bate e volta! Você pode ir para Interlaken, Lucerna, Zurique… :) Eu sempre falo para meus leitores aproveitarem a estrutura dos trens da Suíca! Eles são pontuais e há várias opcoes! De carro, talvez vc n irá curtir as belas paisagens e ainda vai ter que procurar estacionamento nas cidades..de trem, vcs já param bem no centro das cidades :) Super fácil!

  105. Marivando - 07/10/2013

    Olá Clarissa! Estou aproveitando as suas dicas do Blog, Gostaria da sua Opinião, Estou indo com minha Esposa e Filha a Itália no final de Novembro ficaremos por 10 dias, e Estamos pensando em passar uns 3 ou 4 dias ai na Suíça no começo dezembro.
    Estamos pensando em alugar um carro para irmos a Berna, Interlake e Zurique ou Lucerna. Ou vc acha melhor fazermos de trem?
    Seria melhor ficarmos em Berna e fazermos uns bate e volta de trem? Nesta época do ano é ruim para dirigir por ai? Tem risco de pegarmos estradas com neve neta época do ano?

    Parabéns pelo Blog! E te agradeço desde já pelas dicas.

    Abs.

    • Clarissa M. Comim responde - 08/10/2013

      Olá Marivando,
      Acho que já respondi um pouco das tuas dúvidas no comentário anterior, hehe!
      É difícil nevar nesta época mas é bom dar uma olhada na previsão alguns dias antes :) Se não houver nevascar fortes, é tranquilo dirigir :)

  106. Marivando - 08/10/2013

    Clarissa,
    Desculpa a pergunta saiu em duplicidade, rsrs.
    Olha as tuas dicas são realmente excelente irei segui las!!! Quando volta de viagem comento aqui para enriquecer ainda mais o seu blog. Parabéns!!!! E Obrigado.

    • Clarissa M. Comim responde - 08/10/2013

      Marivando,
      que bom que ajudamos em algo! Vou ficar esperando o teu relato!
      Boa viagem :)

  107. Rita - 08/10/2013

    Clarissa

    Adorei seu blog estou há vários dias lendo tudo que é postado tem me ajudado muito na programação da minha viagem
    Estou indo para Berna em 28 de novembro, quero visitar uma região dos Alpes Interlaken ou Zermatt , queria saber qual das duas terei um custo menor e qual tem a temperatura mais baixa quando se chega no topo. Sinto muito frio mas só posso ir nesse período queria uma orientação se é suportável o frio e se tem algum lugar para ficar caso não suporte ficar ao ar livre.

    • Clarissa M. Comim responde - 10/10/2013

      Olá Rita,
      O preco é igual para as duas cidades – não encontrei muitas diferencas..
      Quanto ao frio, será mais intenso quando você ir aos alpes. Na cidade mesmo, nas duas.. o frio será igual :)

  108. Leonardo - 13/10/2013

    Olá clarissa,

    Pretendo ir a Saint-Moritz Roi Soleil em meados de março. Duas perguntas:
    1. Tem neve para esquiar nessa época?
    2. Vale a pena ir de trem saindo de Zurique?

    Parabéns pelo blog e obrigado!!

  109. Camila - 15/10/2013

    Olá Clarissa, adorei suas dicas.
    Você tem alguma diga de lugares para ficar em Berna? Alguma região melhor ou algum hotel legal?

    Obrigada!!

  110. Albany - 17/10/2013

    Olá Clarissa!
    Adorei seu blog, muito útil… Estarei em Zurich de 11 a 14 de Março/14, e quero conhecer a neve, qual o melhor passeio: Monte Titlis ou Interlaken, Jungfrajoch Topo da Europa? Posso comprar a passagem de trem no local ou é melhor comprar antecipado? O que você acha das excursões do site Viator? Sai mais barato fazer os passeios por conta própria?
    Obrigada!

    • Clarissa M. Comim responde - 18/10/2013

      Olá Abany,
      Não conheco este site. Mas chegando na cidade, você pode comprar os tikets na estacão de trem :)
      Quanto ao ver neve. As vezes voê consegue ver neve em marco tranquilamente. Até na própria cidade… Mas vai depender da época. Seria mais prático para vcs visitarem o Tiltis. Quando chegar a cidade, verifique na estacãode trem se há neve lá, se não houver.. compre o ticket de trem até interlaken e de lá até o Top of Europe! Lá tem neve o ano todo :)

  111. Graziella de Moraes - 25/10/2013

    Oi Clarissa,

    Comprei seu guia de Berna mas no mail de confirmação veio q vc é o destinatário. Tá correto??
    Preciso de dicas urgentes sobre a Suíça!!!
    Beijossss

  112. Graziella de Moraes - 01/11/2013

    Clarissa, estou estudando o mapa, mas cada vez mais encantada com Berna. Penso que ela alia o ‘rústico’ ao contemporâneo.
    Como disponho de apenas 6 dias inteiros (14/12 a 19/12) e detesto pinga pinga, acho que vou fazer apenas Berna (pulinho em Interlaken/Jungfrawbahn – tem neve nessa época? Maridex quer esquiar…rsrs), Genebra, Lausanne e Montreux.
    Para cumprir esses trechos devo comprar o ticket máximo?? Não, né!?
    Beijokassss

    PS: Já esteve em Israel???

    • Clarissa M. Comim responde - 04/11/2013

      Olá Graziella,
      Lá tem neve o ano todo :)
      Mas nesta época pode ser que você consiga pegar algumas estacões de esqui abertas em picos mais baixo de Interlaken :)
      Sou suspeita para falar de Berna pois morei lá 1 ano! :) rsss Amo muito e morro de saudades de lá!
      Talvez possa fazer Berna e Genebra como base e dessas cidades fazer bate-e-volta. O que achas?
      Abracos :)

      • Margarete - 03/04/2014

        ola Clarisse ,estou indo pra Suiça dia 22 ja viajei antes para Alemanha tenho esse carimbo no meu passaporte estou levando um cartão internacional ,bilhete de volta e uma carta convite mas vou fazer conexão em Roma posso ter problemas com a imigração da Italia ?

        • Clarissa M. Comim responde - 06/04/2014

          Acredito que não, Margarete :)
          Apenas se você tiver antecedentes que te impeçam como deportação!

  113. Albany - 04/11/2013

    Olá Clarissa!
    Onde posso obter um mapa de ruas da cidade de Zurich, e também mapa com as estações de trem.
    Abraços
    Albany

    • Clarissa M. Comim responde - 19/11/2013

      Olá Albany,
      Nas estações de trem tem um lugar chamado Turist Information. Alí tem tudo! No seu hotel também irá ter
      Abraces e boa viagem!

  114. cristiano Barroco - 09/11/2013

    Bom dia do Brasil Clarissa. estou indo com minha esposa em 03 de janeiro para a Suíça onde ficaremos hospedados em Zurique, pois bem pretendo ir a Interlaken nos Alpes e conhecer Berna e talvez outras cidades, próximas a fronteira com a França, pois verifiquei que existem lugares lindos em estações de ski.
    Tenho algumas dúvidas sobre o sistema de trens, estou vendo que existe um bilhete que me dá direito a alguns números de viagens e outros não, na sua opinião qual seria o melhor?
    estaremos de 03 de janeiro a 16 de janeiro na Suíça.

    Qual a temperatura média da cidade nessa época?
    Como é o país no que se diz respeito a violência, a cidade é bem segura, podemos andar a noite em qualquer região tranquilamente?

    Qual o custo médio diário com refeições?

    Agradeço a sua ajuda, obrigado.

    Cristiano Barroco

  115. Theo - 11/11/2013

    Oi, CLarissa, parabéns pelo blog.Fui para Lugano o ano passado e adorei, estava em Milão.Em janeiro quero conhecer outra cidade, e quero ir em alguma estação de esqui, perto de alguma cidade, quero ir de avião para a cidade, para ser mais rápido, e depois pegar um trem relativamente com pouco tempo de viagem, que me indicaria ?
    Obrigado
    Abs

  116. Ana Claudia - 23/11/2013

    Oi Clarissa, estarei em Zurique na primeira semana de Dezembro e gostaria de ir a um outlet da Lindt, qual o endereco mais proximo e como chegar la? Alguma dica de onde comprar chocolates baratos? Obrigada!

    • Clarissa M. Comim responde - 30/12/2013

      Ana Claudia,
      Infelizmente não saberei responder onde há um outlet da Lindt mas para comprar chocolates mais baratos, procure os supermercados :)

  117. Miguel - 08/12/2013

    Oi Clarissa, ótimo blog! As fotos estão excelentes!
    No fim de maio vamos para a região de Interlaken, onde pretendemos passar 4 ou 5 noites. Acho que a primavera é a melhor época para viajar para a Europa, sobretudo para os Alpes, mas fiquei um pouco preocupado depois que li isso na internet: “Só evite as épocas de Março a Maio, geralmente com muita chuva e vento, o que inviabiliza as atividades ao ar livre” (referindo-se à região).
    Acredito que vamos manter essa data mesmo, pois se abrir um ou dois dias de sol que permitam revelar toda a beleza do local já terá valido a pena… E ainda vamos na transição da primavera para o verão, e não do inverno para a primavera, quando suponho que chova mais..
    Sei que não tem bola de cristal, mas pelo seu conhecimento acha que vale a pena arriscar?
    Obrigado
    Um abraço

    • Clarissa M. Comim responde - 31/12/2013

      Miguel,
      Acredito que valha a pena arriscar sim :)
      Nessa época, neve mesmo, só no Top of europe (se quiseres).
      :)

  118. Ana Helena - 16/12/2013

    Clarissa, você sabe me apontar alguns lugares possíveis de esquiar próximos ou em Lugano ? Tô indo para lá dia 13/01 e fico até dia 15 a noitinha (daí vou para Zurique).
    Mas quero muito esquiar no dia 14 !
    E também, se você souber, para alugar roupas de neve, é melhor nas próprias estações ou talvez procurar por lojas na cidade mesmo ? (Quando eu fui para o Chile, alugamos em Santiago mesmo as roupas e aí subimos para as montanhas).

    Obrigada !!

    • Clarissa M. Comim responde - 31/12/2013

      Ana,
      Infelizmente não saberei responder a tua questão pois nunca fui no inverno a região de Lugano ;/

  119. Marivando - 16/12/2013

    Olá Clarissa como vai? Conforme combinado olha eu de volta! Parabéns mais uma vez pelo Blog. Seguimos suas dicas e realmente a Suíça é magnifica nos encetamos com , Berna, Interlaken, Montreux, Zermartt, Genebra etc. Não saberia te dizer qual a mais encantadora. As suas dicas realmente nos ajudaram bastante. Recomendaremos seu blog aos amigo e viajantes.

    Abraço e Feliz 2014 ! Parabéns !

    • Clarissa M. Comim responde - 31/12/2013

      Marivando,
      que bom que o blog te ajudou :)
      Fico muito feliz!!!
      Um Feliz 2014 para toda a família!
      Abraços

  120. Mauricio Panigali - 18/12/2013

    Oi Clarissa adorei seu blog, parabéns. Vou para Alemanha e Suíça no começo de março e ficarei 6 dias em cada país, estou pensando em fazer todo trecho de carro, na Suíça irei para Zurique, Lucerna, Interlaken e Berna. Nessa época do ano, essas estradas ainda tem neve e gelo?

    • Clarissa M. Comim responde - 31/12/2013

      Mauricio,
      Nesta época neva menos e as estradas estarão boas para tráfego :)

  121. Ursula - 31/12/2013

    Vamos passar na Suica em 15/04 a 22/04 de 2014. Pensamos (eu e marido) em ficar hospedados em Interlaken visitar Top of Europe e outras atrdacoes e ainda visitar Berna (num bate e volta). Pensamos em algo assim mais tranquilos ja que vamos ficar so 6 dias e sera fim de ferias para nos. Vimos que tem um trem panoramico que sai de Zermatt. Voce acha que vale a pena o passeio? Interlaken eh um bom local para ficar hospedado. Muito obrigada pela atencao e pelo seu blog com tantas dicas.

  122. Ursula - 31/12/2013

    Ola Clarissa, adoramos o seu blog, e gostaria de mais umas dicas rsrs. vamos para suica em 15/04/2014 e ficaremos ate 22/04/2014. Pensamos em ficar em Interlaken como ponto central e visitar tudo ao redor. A outra cidade que pensamos em visitar eh Berna. Li que existe um trem panoramico saindo de Zermatt. Voce acha que vale a pena a visita e viagem? Obrigada

  123. renata - 01/01/2014

    Oi Clarissa, gostei muito do seu blog, orientações práticas e objetivas!
    Então vamos lá…estaremos indo p a Suiça em março/2014, saímos dia 01/03 de trem de Milão até Lugano(bem cedo!).
    Lá pretendemos pegar um carro e ir até nossa “primeira base” (Engelberg/Lucerne?????), passando por Bellinzona p ver os castelos, Andermatt e Altdorf.
    Ficaremos em nossa “primeira base” até o dia 04/03, de onde partimos para Interlaken, onde ficamos até 09/03. Pretendemos fazer um bate-volta até Berna num desses dias, além de subir o Top of Europe em outro…os outros dias são dedicados ao ski.
    Dia 09( lá pelo meio do dia) vamos para Zurich, de onde sai nosso voo de volta, dia 10/03, às 18h.
    Somos eu, meu marido dois filhos(16 e 11 anos)e mais um adulto. A “prioridade” deles é esquiar. A minha era passear….
    Estaremos vindo de 15 dias na Itália…
    Primeira pergunta: Alugar um carro, dirigir (condições da estrada) e estacionar(custos e disponibilidade) é muito complicado? Considerando o custo, nº de pessoas e de malas(que não tem como ser poucas…)penso que o carro seria mais indicado, além da maior autonomia que temos p deslocamentos.
    Segunda pergunta: Condições da estrada até a “primeira base”, parece uma estrada bonita, dá pra fazer na boa?
    Terceira pergunta: “primeira base” Engelberg(cara….) ou Lucerne????queremos esquiar em Titlis(aquele teleférico maravilhoso!!), e em Engelberg temos mais disponibilidade de hotéis com estacionamento. Se ficarmos em Engel, faremos um bate-volta p Lucerne. Se ficarmos em Lucerne, faremos dois bate-voltas p Engel…oh dúvida cruel…custos menores compensam a falta de estacionamentoXmais deslocamentos???? Dá p se deslocar bem de carro de Lucerne p Engel, e vice-versa?
    Quarta…:um dia para conhecer Lucerne, Berna e Zurich(um dia p cada)é suficiente? Dá p ter uma “noção” destas cidades?
    Espero que vc possa me responder e assim me ajudar a definir, afinal, já tá chegando!!!
    Muito obrigada, Renata.

    • Clarissa M. Comim responde - 02/01/2014

      Renata,
      Nesse caso, acredito que carro seria a melhor escolha. Em março costuma never pouco e acredito que as condições estejam boas. Não conheço nenhum site que fala sobre condições nas estradas ;/
      Minha escolha é Lucerna :) Muito bonita e com mais opções!
      Zurique como é maior, eu colocaria mais um dia. Berna é tranquilo.. Lucerna, se vc que conhecer o Tilits, colocaria um dia para o alpe e outro para conhecer a cidade.
      Espero ter ajudado em algo :)
      Abraços,

  124. Rodrigo Andrade Vaz de Melo - 02/01/2014

    Olá Clarissa

    Achei muito boas suas dicas e orientações. Irei viajar com minha esposa e dois filhos no início de Fevereiro e estarei de carro vindo da Alemanha. Tenho hospedagem em lucerna onde passarei a noite e me encaminharei para Zermatt pela manhã. Você tem idéia de caminho seria melhor? Estradas fechadas?

    Desde já agradeço a atenção

    Abs

    Rodrigo

    • Clarissa M. Comim responde - 02/01/2014

      Rodrigo,
      Não conseguirei responder a tua questão pois usei muito pouco carro e não conheço nenhum site que fale sobre isso.
      Abraços,

  125. renata - 03/01/2014

    Oi Clarissa, com certeza ajudou sim, sempre é legal uma opinião com mais “experiência”…vou levar suas recomendações em conta…muito obrigada.

  126. Raquel Andrade - 06/01/2014

    Olá Clarrisa, adorei seu blog, super interessante e estou pegando todas as dicas. Queria uma dica do seguinte: sou brasileira mas moro atualmente Haiti, estou indo para a Suiça tambem pela primeira vez, a viagem farei sozinha mas lá encontrarei minha irmã, farei uma escala de 20h (terrivel) em NY, tem algo para me ajudar a ocupar o tempo lá? Ah! nao falo nadinha de inglês?

    Obrigada Beijos

    • Clarissa M. Comim responde - 10/01/2014

      Raquel,
      Aproveite para conhecer um pouco a cidade! Com gestos ou tente escrever algumas frases em um paper para mostrar ao taxista para te levar ao centro da cidade… dá para se virar sim :) E acho muito tranquilo sair do aeroporto pois vc terá 20h! Que tal encarar? :)

  127. gustavo moraes - 06/01/2014

    Olá Clarissa!
    Parabéns pelo seu site.
    Se puder, por favor, me ajude. Vou viajar para Alemanha, Suíça, Áustria e França, no período de 11 a 24 de março.
    Pergunto:
    - Qual a temperatura média nesta época/
    - Preciso levar muitos casacos. Levarei minha esposa e duas filhas de 18 e 19 anos.
    - É melhor viajar de trem ou carro alugado?
    Aguardo seu precioso retorno.
    Grato

    Gustavo

  128. Clayton - 07/01/2014

    Olá Clarissa,

    Estarei indo para Suíça em Julho/2014 e gostaria de saber se vale a pena comprar um bom relógio suíço na própria Suíça??? Ou em qualquer parte da Europa os preços se equivalem??? O que você me recomendaria…

    Grato e um abraço.


    Clayton

    • Clarissa M. Comim responde - 10/01/2014

      Clayton,
      Já que vai para Suíça, compre lá!
      Não sei quanto ao preço, mas acredito que seja um pouco mais barato na Suíça :)

  129. Pietro - 06/02/2014

    Olá Clarissa, vou à Suiça no dia 15 de outubro e volto 4 de novembro. Entro por Genebra e três dias depois chego a Lausanne onde vou estudar por uma semana. São tantas opções que nem sei o que fazer. Depois que terminar minhas aulas terei 10 dias livres, o que fazer, qual cidade escolher como base? Vi um vídeo de um passeio de trenó puxado por cachorros em Gstaad, mas poucas informações sobre funcionamento em outubro e novembro (esse passeio não sai de minha cabeça), você sabe sobre isso?

    Grande abraço!

  130. Ricardo - 11/02/2014

    Olá!
    Nossa, conheço tantos lugares no mundo, mas confesso que não consigo achar uma informação clara sobre como se locomover na Suiça. Veja, minha intenção é passar 16 dias e, sendo assim, o que seria melhor para a locomoção? Vale a pena comprar o swiss pass? Ou o Eurorail pass? Pode ser que a gente vá para a Austria ou Alemanha, já que são tão próximos, mas… qual seria então o passe recomendado para o caso de adotarmos essa opção de visitar países vizinhos? Por fim, vc mencionou q tudo pode ser feito a pé… ou seja, não seria necessário nem mesmo o swiss pass pois os tickets comuns serviríam e seria mais barato? Poxa, se conseguir responder a tudo que perguntei seria muito grato!!! Estou em Israel e pretendo encontrar com minha esposa e filha em Zurique. Obrigado (mesmo!)

    • Clarissa M. Comim responde - 02/03/2014

      Oi Ricardo,
      O Swiss Pass vale somente para deslocamentos dentro da Suíça! Se for para outros países, compre o Eurorail Pass. Há combos que você pode fazer para 2, 3 ou mais países incluindo a Suíça :)
      Desnto das cidades você pode fazer tudo a pé sim, mas para se deslocar de uma cidade para outra você deverá usar os trens (ou alugar um carro mas acho as paisagens de trens muito mais bonitas). O sistema de trens na Suíça são muito eficientes e pontuais!
      Espero ter ajudado, fique a vontade para perguntar algo caso eu não tenha respondido algo :)

  131. Irene Massafelli - 11/02/2014

    Olá clarissa…
    Sou deficiente física e quase na terceira idade…nem por isso deixo de viajar quando possível…
    Penso em conhecer a Suíça em maio, assim como a Áustria e retornar a Itália…a toscana sempre mexe com minha emoção…
    Sempre alugo carro pra viajar mais confortalvente ja que longas caminhadas mesmo dentro das cidades judiam de mim.
    Voce acha possível eu aproveitar a Suíça, com berne, interlaken, lugano e o entorno de carro?
    Queria ver as estradinhas com as casas de campo, montanhas nevadas, lugares de charme …
    Ja fiz a região de liguria na italia e cote dazzur na franca de carro e foi perfeito..
    Adoraria fazer o mesmo também na Suíça..
    Obrigada e parabéns ….adoro ler suas experiências..

    • Clarissa M. Comim responde - 02/03/2014

      Oi Irene,
      Dá para fazer de carro sim. Quando chegar nas cidades, estacione perto dos centros históricos pois é lá que estão as principais atrações :) Quando puder, fique a vontade para nos contar como foi sua viagem para lá!

  132. Carlos Martins - 04/03/2014

    Oi Clarissa
    Estou planejando uma viagem de carro de Geneve, passando em Lausanne e Montreux. De Montreux planejo ir a Zurich. Gostaria de saber se vale a pena ir pelas estradas secundarias, para fugir das As e conhecer um pouco as cidades menores da Suiça, apenas um overview, de passagem, observando casas, etc. Vale a pena? Levaria mais de 1 dia para fazer esse trajeto? Se sim, qual trajeto voce recomendaria para chegar de Montreux em Zurich?

    • Clarissa M. Comim responde - 09/03/2014

      Oi Carlos,
      Eu nunca fiz este trajeto secundário de carro. Fiz alguns trajetos principais de carro mas andava muito de trem! Talvez seja melhor olhar no google maps para vc poder calcular as rotas e o tempo :)

  133. Augusto - 06/03/2014

    Clarissa,
    Todo mundo fala do Swiss Pass, mas até onde pude entender, me parece que o Half Fare é mais negócio!? Ou será que eu não entendi direito como ele funciona?

  134. Júlia Carraro - 25/03/2014

    Olá Clarissa,

    Adorei seu post. Estou na Espanha e gostaria de aproveitar um feriado para ir a Genebra. Mas tentei buscar uma rota a seguir para ir de Genebra aos Alpes e não achei qual a rota de trem. Vi várias rotas, mas nada saindo de Genebra. Vc saberia me informar? Muito obrigada! =D

  135. Luciano - 27/03/2014

    Boa noite Clarissa muito bom este seu blog
    me ajude, estarei fazendo um tour pela europa inicio e maio devo ficar os 30 dias
    e la pro dia 15/05 irei sair de barcelona para suiça eu gostaria muito de ir numa estação de eski sera possivel eu ainda conseguir visitar as pistas ou ate mesmo eskia e me informe a cidade e o inteneraio que terei que fazer para chegar ate o destino obrigado.

  136. Sandra Cadilha Gobbo - 02/04/2014

    Olá Clarissa, adorei seu blog. Estou indo para a Suiça no dia 20 de junho. Chego 21 às 14h. Achei interessante a dica que vc deu de fazer bate e volta de Zurique a Lucerna, de Berna pra Interlaken e de Berna para Genebra. Gostaria de saber se é fácil pegar o trem, comprar os bilhetes, etc..pois, não falo quase nada de inglês. Já tem os bilhetes de ida e volta?? Por favor me oriente em relação à compra dos bilhetes em quais estações descer, e se o bilhete da direito e a subir e descer onde a gente quiser. Abraços

  137. Marcella - 10/04/2014

    Oi!
    Estou indo visitar meu irmão na Áustria em janeiro e tenho muita vontade de conhecer a Suíça. Estou indo com meus filhos (6 e 3 anos) e não somos muito fãs de esqui.
    Ainda assim vc acha que vale a pena ir em janeiro, simplesmente pela chance que vou ter de estar já pertinho ou serão tempo e dinheiro perdidos?
    Obrigada!

    • Clarissa M. Comim responde - 12/04/2014

      Oi Marcella,
      Em janeiro vai estar frio/neve e os dias mais curtos. Não será que nem nas outras estações para visitar as cidades, mas acredito que você conseguirá visitar sem problemas.. Só leve em consideração que atividades ao ar livre ficam limitadas por causa do frio/vento/neve e horário :)

  138. Marcella - 10/04/2014

    Ah, mais uma coisa: Teremos em torno de 8 dias para essa viagem. O que dá pra conhecer nesse tempo? E vale a pena comprar um passe ou é melhor comprar as passagens de trem separadas?
    Obrigada de novo

  139. Angela - 20/04/2014

    Olá clarissa gostaria de sugestão de roteiro pretendo passar natal em viena e seguir para suica chego 22/12 e fico 4 dias em viena então depois sigo para suica por 9 dias já conheço lucerne pq em agosto agora ficarei 3 noites lá então poderíamos fazer roteiro deixando lucerne de lado aguardo sugestões e também não gosto de passar só uma noite em uma cidade acho isso cansativo e também gostaria de conhecer zermatt vc pode me ajudar? Desde já agradeço

  140. Danusa - 24/04/2014

    Olá! Estou indo para suíça no início de maio com meu marido, quando ficaremos 4 dias inteiros em Berna (já reservei o hotel e comprei o suwiss pass). Estou pensando em fazer o seguinte roteiro (gostaria da sua opinão).
    1º dia – conhecer Berna e Interlaken
    2º dia- ir a Lausanne e depois conhecer a fábrica de queijo em Gruyere e a fábrica de chocolate em Broc (dá tempo?)
    3º dia- bate e volta em Lucerna
    4º dia- Top of the world
    5º dia- ir para Zurique pela manhã, onde vamos passar o dia e a noite iremos para Viena.

    Desde já obrigada!

    • Clarissa M. Comim responde - 06/06/2014

      Danusa,
      Acho que quando leres esta resposta, você já terá ido viajar. Fiquei afastada do blog por motivos de saúde. Acredito que seu roteiro está um pouco corrido. Que tal escolher menos cidades e aproveitar melhor? Você precisa contabilizar o tempo de deslocamento entre as cidades tbm. Eu escolheria no máximo três lugares!

  141. mariha - 13/05/2014

    Clarissa tudo bem? Gostaria de tirar uma duvida com vc, irei a suiça em outubro estou pensando em ir pra zurique, lucerna e berna. Você acha que compensa comprar aquele swiss pass para fazer as tres cidades ou existe algo mais em conta que eu possa recorrer? Estou achando o valor bem, salgadinho!
    Obrigada!

    • Clarissa M. Comim responde - 06/06/2014

      Mariha,
      O Swiss Pass vale a pena quando você faz alguns deslocamentos ou deslocamentos quase todos os dias. Como ficará seu roteiro? Neste post eu falo sobre como é andar de trem na Suíça e lá também há um link direto para o site que vende os tickets de trem. Vc poderá fazer o orçamento por lá e comparar com o valor do Swiss Pass :)
      http://www.viagemeviagens.com/2010/como-andar-de-trem-na-suica/

  142. silvana - 22/05/2014

    Boa tarde, suas dicas são muito úteis … vou em outubro com minha mãe de 90 anos (muita idade mas também muita disposição, viaja sempre), mas, claro quero um roteiro confortável para ela. Seguindo algumas das suas orientações, formatei o seguinte: 4 dias em Zurich, fazendo bate e volta um dia a Berna e outro a Lucerna. 4 dias em Genebra fazendo bate e volta a Lausanne e Montreux. O que você acha?

    • Clarissa M. Comim responde - 06/06/2014

      Silvana,
      ficou muito bom!
      Vocês irão aproveitar bem cada lugar e não se cansaram muito com os deslocamentos :)
      Boa viagem!

  143. Fabiane - 27/05/2014

    Estou pesquisando uma viagem para férias em março.
    Porém tenho uma bebê que estará com 1 ano e meio.
    Vc acha que é possível passear com ela lá?
    Ainda é frio em março?
    Obrigada.

    • Clarissa M. Comim responde - 06/06/2014

      Fabiane,
      Costuma ser frio em Março. Nunca viajei com crianças mas acredito que seja possível :)

  144. Daniela Costa - 20/06/2014

    Boa Noite Clarissa! Muito obrigada pelas dicas, o bolg é ótimo!!
    Estou indo para Suíça no fim do ano visitar uma amiga, em Lucerna. Pensei em aproveitar e visitar algumas cidades no estilo “mochileiro”. rs
    Voce me indica ir direto para Lucerna e de la ir de trem para outros países? Ou entro por outro país e vou seguindo até a Suiça? Oque você acha?
    Obrigada!

    • Clarissa M. Comim responde - 08/07/2014

      Daniela,
      E agora.. vai depender do que vc gosta. Eu começaria pela Suíça :)

  145. Ana Paula - 06/07/2014

    Olá,vou para a suíça na segunda quinzena de novembro,será que é possível esquiar?

    • Clarissa M. Comim responde - 08/07/2014

      Ana Paula,
      Vai depender do tempo e da altitude da estação de esqui que você escolher. Não entendo muito de estação de esqui mas é interessante dar uma checada nas de Interlaken, Zermatt e St Moritz :)

  146. Bruno Torres - 16/07/2014

    Clarissa,
    Parabéns pelo site. Muito bom.

    Estou pensando em ir para Suiça em setembro ou outubro. Tem interesse em andar a pé ou de bicicleta para conhecer os detalhes da região. Esta época é boa para este tipo de passeio? Vou ficar em St. Gallen, 90 Km de Zurique. Reparei no mapa que é praticamente divisa com a Alemanha e a Autria. Você sabe se vale a pena, ou se tem algo interessante nesses lugares?? Considerando manter St. Gallen como ponto para dormir.
    Obrigado

    • Clarissa M. Comim responde - 25/07/2014

      Olá Bruno,
      Essa cidade eu não conheço. Mas as cidades suíças costumam ser lindas! Setembro/outubro é um tempo bem ameno. Como um outono no Brasil. A noite costuma esfriar. A outubro a temperatura fica por volta dos 15/10 graus